Tapioca

Desde os 6 anos que vivi com os meus avós, que foram muito importantes na minha vida. A eles devo as minhas recordações, aquilo que aprendi e aquilo que sou. E há memórias que me batem à porta muitas vezes. Uma delas é aquela em que o meu avô comia uma colherada de tapioca, feita pela minha avó, e dizia: "Este é o pão dos atletas." Que saudades que tenho disto.
Em casa deles havia sobremesas "recorrentes": leite creme ( a que só chamávamos "creme"), pudim de copo e tapioca. Adoro sentir os grãozinhos quando se come este doce, tão fácil de fazer.

Para mim, o segredo está na qualidade da tapioca. Encontra-se à venda em quase todos os supermercados mas, a melhor que já comi é a que compro na Favorita do Bolhão, no Porto. Os grãos são grandes e a textura é óptima.

Para fazer uma taça de tapioca, usei os seguintes ingredientes:
200g de tapioca
1 litro de leite
Açúcar a gosto
6 gemas
1 pau de canela
1 casca de limão

Começar por hidratar a tapioca, colocando-a numa taça e cobrindo-a com bastante água.A tapioca vai absorver a água e aumentar o seu tamanho, pelo que deve ser uma taça grande. Como a minha tapioca tinha grãos grandes, deixei-a de molho cerca de 2 horas, para que depois não ficasse dura ao cozer.
Quando já estiver hidratada, pôr o leite ao lume com 150g de açucar, o pau de canela e a casca de limão. Assim que ferver, deitar a tapioca e deixar cozer cerca de 5 minutos, mexendo sempre, até estar macia, quando se prova. 
Mal esteja cozida, adicionar as gemas, batidas e misturadas com umas 4 colheres de sopa de leite. Deixar as gemas cozerem um bocadinho e verificar se a tapioca está doce. Se for necessário, acrescentar mais açúcar, mexendo bem.


Polvilhar com canela e provem o Pão dos atletas.

Bola de frango e queijo

No final das minhas férias, vi que tinha no congelador 2 frangos e que tinha que os comer, senão estragavam-se. Como ia fazer a viagem de regresso a casa, pensei em fazer qualquer coisa sem molhos, que aguentasse bem o tempo na estrada e que desse para petiscar no caso de a fome apertar. Lembrei-me então de fazer 2 bolas de frango, aproveitando uma delas para servir de presente a uns amigos a casa de quem ía jantar.
Esta receita é excelente para aproveitamento de sobras, para entrada ou mesmo para um refeição, acompanhada de uma salada. Ainda por cima, não precisa de balança e é super fácil de fazer.

Ingredientes:

Frango assado:
1 frango
1 lima
sal q.b.
azeite q.b

Aquecer o forno a 180º. Começar por assar o frango: colocá-lo numa assadeira e inserir na abertura uma lima furada com o bico de uma faca. Temperar com sal e um fio de azeite e levar ao forno até estar bem assado e dourado. 

Deixar o frango arrefecer e desfiar, reservando enquanto faz a massa.

Massa:
4 ovos
2 chávenas almoçadeiras de farinha com fermento
1 chávena almoçadeira de leite
100g de queijo da Ilha ralado ( ou outro queijo curado )
1/2 chávena almoçadeira de azeite
sal q.b.
Pão ralado q.b.

Começar por bater os ovos com o leite e o azeite. Numa taça colocar a farinha e o sal e acrescentar a mistura de leite, mexendo apenas para ligar os elementos. Acrescentar o frango e o queijo e envolver bem.
Untar uma forma com óleo e polvilhar com pão ralado. Deitar o preparado na forma e levar ao forno até estar dourada e bem cozida.

Bom apetite!

Moqueca de camarão à minha moda

Esta receita é invenção minha e chamei-lhe moqueca porque tem alguns dos ingredientes da receita original. É um prato que sempre adorei e que optei por fazer desta maneira, na cataplana, onde resulta na perfeição.

Ingredientes:
800g de camarão grande cru ( 30/40 ) - fresco ou congelado
2 cebolas
2 tomates maduros
1 pimento vermelho
2 dentes de alho
1/2 copo de vinho branco
Azeite e sal q.b.
1 lata pequena de leite de côco ou 1/2 lata das grandes

Começar por descascar os camarões, reservado 6 inteiros para colocar por cima.
No fundo da cataplana, colocar rodelas de cebola, de pimento e de tomate e 1 dente de alho laminado fininho.
Por cima, pôr o miolo de camarão e cobrir com nova camada de cebola, alho, tomate e pimento. Salgar, deitar o vinho branco e um fio de azeite. Finalmente, cobrir com o leite de côco e os camarões inteiros.Fechar a cataplana e levar a lume forte. Assim que ouvir borbulhar, reduzir um bocadinho a temperatura do fogão e deixar cozer cerca de 20 minutos. 
Abrir com muito cuidado por causa do vapor e servir com arroz basmati. É muito bom!

Gelado de banana

Tenho uma amiga de quem gosto muito. Chama-se Joana e é uma das pessoas mais práticas que conheço. A Joana adora doces de colher e fá-los lindamente.Deu-me esta receita de gelado de banana que, além de ser muito fácil de fazer, é muito boa. É mesmo daquelas sobremesas que até uma criança consegue fazer.
Ingredientes:
6 bananas maduras
2 pacotes de natas bem frias
1 lata de leite condensado

Com a varinha mágica, passar bem as bananas. Reservar.
Bater as natas, que devem estar bem frias. Quando estiverem bem batidas, acrescentar o leite condensado e o puré de bananas.
Se quiser, pode acrescentar bolachas raladas, suspiros, etc...
Se optar por usar a máquina de gelados, leve o preparado ao frio cerca de 1 hora antes de o colocar na máquina.
Se não tiver máquina de fazer gelados, coloque numa caixa hermética e leve ao congelador até ficar duro. Antes de comer, deixar fora do congelador cerca de 15 minutos. Vão adorar!



Risotto de cogumelos porcini

Ainda me lembro da primeira vez que comi risotto. Foi feito pelo meu marido, então meu namorado, que me tentou conquistar pelo estômago. 
O cheiro dos porcini, na altura, pareceu-me estranho. Parecia que cheirava a gás. Até ter provado a primeira garfada. Nunca na vida tinha provado nada parecido. E quando percebi que o cheiro a gás provinha de azeite de trufas, que se usa neste risotto, ainda fiquei a gostar mais desta deliciosa iguaria.

Aprendi a fazê-lo da mesma forma que o meu marido o faz. Não sei medidas porque faço "a olho". O truque é ter bastante caldo, para que nunca falte.
A primeira coisa a fazer é o caldo. Pode ser feita da forma tradicional, fazendo cozer durante 1 hora, em bastante água, um pedaço de vitela, com uma cenoura, uma cebola, sal e um talo de aipo. Ao fim deste tempo, coa-se através de um pano e obtém-se o caldo.
Quando se tem muita pressa ( a maior parte das vezes), dissolvem-se 3 caldos de carne e 1 de legumes, numa panela de água a ferver.
O arroz a usar deve ser arborio, um tipo de arroz de grão maior, que absorve mais liquido. 
Enquanto se faz o caldo, que se deve manter sempre quente, para não interromper a cozedura do arroz, hidratam-se os cogumelos com água morna. Quando estes estiverem tenros, coa-se a água com um pano, que se acrescenta ao caldo.

Começa-se por fazer um refogado com azeite e cebola. Quando a cebola estiver aloirada, acrescenta-se o arroz ( 80g por pessoa ) e mexe-se, deixando absorver a gordura. Junta-se meio copo de vinho branco e deixa-se evaporar o álcool. Quando o arroz tiver absorvido o líquido, acrescentam-se 2 ou 3 conchas de caldo e vai-se mexendo, deixando absorver o caldo. Repetir esta operação até o arroz estar cozido.

A meio da cozedura, acrescentam-se os cogumelos. No fim, e antes de servir, deita-se uma colher de sopa de azeite de trufas, se tiver, e bastante queijo parmesão fresco, ralado na hora. 
É uma refeição deliciosa.


Ilha Dourada

Há uma sobremesa que a minha avó fazia quando eu era miúda e que eu adorava. Gosto imenso de a fazer porque leva apenas 3 ingredientes: bananas, ovos e açúcar.
As minhas filhas gostam imenso desta mistura de suspiro com bananas e doce de ovos e pediram-me para fazer para a festa de 10 anos delas.
Deixo-vos aqui a receita. As fotografias não estão boas mas, mal possa, tiro novas.


Ilha Dourada

Ingredientes
4 bananas
sumo de 1/2 limão
250g açúcar  para a calda

6 ovos
300g açúcar para o merengue

6 colheres de sopa de açúcar para o doce de ovos

Começar por fazer o merengue:

Aquecer o forno a 130º
Untar o fundo de uma assadeira bonita com manteiga.
Bater 6 claras até estarem em espuma e acrescentar os 300g de açucar, colher a colher. Bater muito bem até ficar espesso e brilhante. Isto é muito importante para que o merengue fique bem feito.
Deitar com cuidado na assadeira e levar ao forno 1 hora. Ao fim desse tempo, desliga-se o forno e deixa-se o merengue arrefecer completamente lá dentro para ficar durinho e crocante.


Fazer a calda de banana:

Levar ao lume 250g de açúcar com 3dl de água. Mal comece a ferver, introduzir as bananas cortadas às rodelas e cobertas com sumo de limão e deixar ferver 1 a 2 minutos. Retirar com uma escumadeira e reservar.

Fazer o doce de ovos:

Misturar as 6 gemas com 6 colheres de açúcar e 6 colheres de sopa de água. Levar a lume brando, mexendo sempre até engrossar.

Colocar o doce de ovos e as bananas por cima do merengue e servir.



Gelado de leite condensado

Adoro gelados. E se forem caseiros,ainda melhor. O meu sonho era ter uma máquina de fazer gelados mas, enquanto não tenho vou fazendo manualmente e ficam óptimos.
Em casa da minha avó, sempre que havia festas, o que era muito frequente, já que tudo servia de pretexto para uma festa, havia gelado de morango. Lembro-me que adorava aquele gelado cremoso, que ainda hoje me faz relembrar essas festas.
Recordo-me ainda de ir à Confeitaria do Bolhão, que quando eu era pequenina pertencia a um primo meu, comer bolas de gelado servida em tacinhas de metal. Era o máximo porque, naquela altura, não havia a oferta de gelatarias que há hoje.
Um dos meus gelados preferidos é este de leite condensado, que aprendi com uma amiga. É facílimo de fazer e fica uma delícia.Experimentem.
Ingredientes:

2 pacotes de nata bem frias ( de preferência da Longa Vida, que dão um sabor diferente )
1 lata de leite condensado cozido
2 gemas

Bater muito bem as natas até ficarem duras. Adicionar as gemas e o leite condensado. Bater em velocidade média mais 2 minutos e deitar num recipiente com tampa. Levar ao congelador de um dia para o outro.
Como é um gelado doce, costumo servir acompanhado de frutos ácidos, como pêssegos ou frutos silvestres.