Rabanadas

Natal sem rabanadas não é Natal. Não há nada melhor que, em Dezembro comer a primeira rabanada acabada de fazer.
Aprendi a fazer rabanadas com um professor fantástico, o chef Luis Francisco da escola Segredos d'Avó e adaptei a receita ao meu gosto. Acredito que seja igual a tantas outras mas, várias vezes me disseram que as minhas rabanadas são mesmo muito boas.

Compro um cacete de pão de rabanadas e só o uso 2 dias depois. Se o pão estiver fresco, as rabanadas desfazem-se. Cortam-se fatias com a grossura de 2 dedos.
A receita que vou dar é para cerca de 8 rabanadas:

Ferve-se meio litro de leite com 4 colheres de sopa de açucar, um pau de canela e casca de limão. Manter o leite sempre quente.
Preparar um prato fundo com leite quente ( vou adicionando leite conforme necessite, para que esteja sempre quente ), um prato com 2 ovos batidos e uma sertã com óleo bem quente. Ao lado convém ter uma travessa com açúcar e canela.
Colocar as rabanadas pelo leite quente, deixando absorver, um bocadinho, retirar e passar pelo ovo batido. Fritar em óleo e virar ao fim de uns minutos para que fiquem douradas de ambos os lados.
Polvilhar com açúcar e canela em pó. Repetir a operação até ter acabado o pão. Se for necessário, acrescentar mais leite, que deve estar sempre quente.
Podem ser servidas com açúcar e canela ou com a seguinte calda:

Levar ao lume 100g de açúcar com 50g de água, 1 pau de canela e 1 casca de limão. Não mexer! Assim que ferver, retirar do lume

7 comentários:

  1. No próximo fim de semana vou partilhar a receita de rabanadas grelhadas que levei ao Cozinha de Blogs. A minha avó sempre fez umas rabanadas deliciosas (segundo os restantes membros da família) mas eu nunca conseguia comer uma inteira por serem fritas - ao fim de 2 bocadinhos já estava enjoada. Assim sendo, tive que fazer a minha própria versão... e acho que não me tenho saído mal :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu drama é outro: comer só uma. Não gosto de fritos mas rabanadas....

      Eliminar
  2. Uma receita deliciosa, Luisa! E o que eu gostei de ouvir falar de uma sertã... :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Recuso-me a dizer frigideira. Em minha casa é sertã. Sempre foi e já estou velha para mudar ( estou a transformar-me na minha avó. Socorro!)

      Eliminar
    2. Na casa da minha mãe também, mas tenho de confessar que para me fazer entender, já adoptei os termos usados aqui em Lisboa. Mea culpa... Mas adorei ler ...
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Para mim sempre foram fatias paridas, já me habituei a ouvir chamar diversos nomes mas no inicio achava estranho.
    Devem ser óptimas as tuas, nunca fiz com o leite quente mas é uma bela dica!
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não fazia ideia. Que giro. Pensei que fatias paridas fossem uma espécie de crepes

      Eliminar