Ganache de chocolate para cobeturas de bolos


Várias pessoas me têm perguntado como consigo fazer as coberturas de alguns dos meus bolos. Eu uso um ganache de chocolate que, quando arrefece, ganha a consistência certa para se conseguir trabalhar.

Ingredientes
200g de chocolate culinária
200g natas
1 colher de sopa de manteiga à temperatura ambiente

Começar por picar muito bem o chocolate e reservar numa tigela. Aquecer as natas. Assim que estiverem bem quentes, tirar do lume e acrescentar a manteiga, mexendo para derreter. Deitar imediatamente por cima do chocolate. Aguardar cerca de 30 segundos e mexer até estar bem dissolvido.
Guardar em lugar fresco ( não no frigorífico ) e, quando estiver arrefecido, bater com a vara de arames.Se estiver firme, está pronto para ser usado.

7 comentários:

  1. A minha mãe faz uma cobertura de chocolate muito semelhante. Eu já sou rapariga para trocar as natas por leite :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Joana, não fica igual. Não tem gordura suficiente e tem demasiada água

      Eliminar
  2. Que dica excelente a desta ganache. O meu filho faz o aniversário no sábado e já me vai ser muito útil. Obrigada Luísa.
    Beijinhos.
    Patrícia

    ResponderEliminar
  3. Bom dia Luisa. Sou nova seguidora, e nova aluna do Chef Luis Francisco, um grande Chef sem dúvida! Parabéns a si, pelo blog e pela página do Facebook, ou seja Parabéns a todo o seu trabalho, tem excelentes fotos, tudo com um excelente aspecto, o que não dúvido nada que seja tudo delicioso!!!!

    Agora uma pequena questão...eu faço ganache e uso muito a ganache de chocolate nos bolos decorados e cupcakes, mas a minha fica bem mais escura que a sua. Uso chocolate de culinária...estará o segredo da cor na marca do chocolate?

    Beijinhos e votos de uma vida bem doce!

    ResponderEliminar
  4. Para esta quantidade dá para decorar e cobrir um bolo?
    Ou é preciso dobrar as quantidades?

    ResponderEliminar
  5. Ótima receita Luísa, muito fácil de preparar. Ficou ótima.
    obrigada por compartilhar.

    ResponderEliminar