Bolo calda de Laranja - Receita de Vera Ramos

Bolo Calda de Laranja

Ingredientes
Para a calda
2 copos de sumo de laranja
1 copo e meio de açúcar
1 colher (sopa) de margarina

Para a massa
150g de margarina sem sal
2 ovos
1 copo de açúcar
1 copo de sumo de laranja
3 copos de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento 






1 - Comece pela calda, colocando os ingredientes numa panela e misture tudo. Leve ao fogo até levantar fervura, baixe o fogo e deixe cozinhar por uns 5 minutos.
2 - Enquanto ferve a calda, prepare a massa. Bata na batedeira a margarina, o açúcar e os ovos. Bata bem até formar um creme branco.
3 - Peneire a farinha de trigo com o fermento e misture, fora da batedeira, ao creme branco, aos poucos. Uma colher por vez. Misture sempre e acrescente também, aos poucos, o suco de laranja. Vai obter uma massa uniforme e lisa, bem cremosa.
4 - Unte com a margarina uma forma que tenha buraco. Deite a massa na forma e acrescente a calda, pode ser ainda quente, por cima.
5 - Leve o bolo calda de laranja para o forno de 160 graus, forno brando e preaquecido, cerca de 1 hora. Espere que fique morno para desenformar. O bolo fica macio e a calda de laranja muito saborosa. O efeito é fantástico.


6 comentários:

  1. Esta receita deve ser boa. É diferente do que costumo fazer, mas tenho uma perguntas a fazer tipo reclamação. Que "copo" ? que medida tem esse copo? Não é explicado e nem todo o mundo tem os mesmos copos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu usei um copo de vidro que uso para beber água às refeições. Pesei agora 1 copo cheio de açúcar e pesava 200g certinhas

      Eliminar
  2. Que bolo delicioso Luísa,....
    Beijinhos,
    Fico à tua espera:
    http://www.strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    https://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  3. Vou experimentar fazer hoje depois mostro o resoltado mas só se ficar bonito��

    ResponderEliminar
  4. A calda fica espessa.? Pela fotografia parece.

    Ana

    ResponderEliminar