Arroz doce

Se há coisa que eu gosto de fazer é ler. Adoro pegar num livro e perder-me numa boa história, viver as vidas das personagens, apaixonar-me por elas.
Leio quase todo o tipo de livros e leio muito. O que eu gosto é de uma boa história.
E, para mim, uma das melhores escritoras de sempre foi a Rosa de Lobato Faria. Esta senhora escrevia com elegância, com paixão. Gostei de todos os livros dela.
Tive o privilégio de a conhecer um dia, numa feira do livro. Com vergonha, abordei-a e fui recebida como se fossemos amigas. Estivemos a falar dos seus livros, que eu tinha lido todos.
Senti a sua partida, como se de uma amiga se tratasse.
Nos seus livros, havia descrições maravilhosas, quase como o Eça. Mas, com um discurso mais feminino.
Foi num dos seus livros,o "Romance de Cordélia", que aprendi a fazer arroz doce, dando-lhe o meu toque pessoal.



Mas, deixo-vos um excerto desse livro, antes de passarmos à minha receita, para que se deliciem com a escrita tão saborosa, daquela senhora que tantos sonhos me deu:



"Com efeito, estava eu lá em casa há poucos dias quando, tendo o dito marido partido em viagem, apareceu para jantar a amiga magrinha da Berta, ela disse, esta é a Zézinha, esta é a minha prima Lili que está a viver connosco, Lili, por que é que não fazes para a minha amiga aquele arroz-doce que tu sabes fazer como ninguém, Não tem tempo de arrefecer para a sobremesa, Não faz mal, é óptimo morno, percebi confusamente que ela escolhera o doce que me manteria agarrada ao fogão durante pelo menos uma hora mas não me importei nada, fiquei até aliviada porque me sentia pouco à vontade ali na sala com aquelas duas. Cozi o arroz de segunda qualidade, apenas uma xícara pequena com um pouco de sal, em cinco vezes o volume de água e deixei ferver até estar em papa e se ver o fundo do tacho, enquanto à parte fervia um litro de leite com a casca de um limão. Fui incorporando o leite no arroz em pequeníssimas quantidades para nunca perder a consistência de creme e isto, é claro, não me deixava abandonar o fogão nem por um segundo, já era complicado bater as oito gemas com as dez colheres de açúcar enquanto o arroz fervia, tudo sem a ajuda de ninguém porque a Dorinda tinha saído mais cedo, ainda pensei fazer suspiros com as oito claras supletórias mas achei redundante, por fim misturei tudo docemente, deixei ferver ainda uns segundos para cozer as gemas, até ao consolador momento de lançar o resultado numa travessa funda já preparada para o efeito onde, depois de arrefecer um pouco, faria uma modesta decoração com pó de canela. O arroz-doce está pronto, Berta. Queres que meta o bacalhau no forno? Ah, eras um amor Lili, a Dorinda deixou preparado é só aquecer e gratinar, se tu...Claro que sim e não te preocupes que eu ponho a mesa."


1litro de água
1 colher de sopa de manteiga
1 pitada de sal
1 casca de limão sem a parte branca
1 pau de canela
1 chávena de chá de arroz carolino
1 litro de leite
8 gemas
200g de açúcar
Açúcar a gosto
Canela em pó para polvilhar

Ferver a água com o sal, a manteiga, a casca de limão e a canela. Adiciona-se se o arroz e mexe-se sempre, até que a água tenha sido absorvida.
Juntar o leite quente, dividido por 3 vezes, deixando ferver muito bem entre cada adição.
Desfazer as gemas com um pouco de leite, juntar uma colherada do arroz quente, misturando bem. Adicionar as gemas ao arroz, fora do lume, deitar o açúcar e levar novamente ao lume para engrossar ligeiramente.
Servir polvilhado com canela.




14 comentários:

  1. Dada a grande diversidade de chávenas de chá, seria possível pôr o peso do arroz em gramas? :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. http://inventurasnacozinha.blogspot.pt/p/medidas-e-equivalencias.html

      Eliminar
  2. Adoro arroz doce. É das minhas sobremesas preferidas.


    ______________________
    Ana Teles | blog: Telita na Cozinha

    feedly - bloglovin' - Facebook


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também adoro mas só comi, pela primeira vez, quando já era adulta. Acredita?

      Eliminar
  3. Luisa, fiquei a bara com esta receita. Eu adoro arroz doce, é das minhas (ou "A" minha) sobremesa preferida. Nunca consigo resistir a um belo pratinho dessa reliquia. :)
    Não conheci a Rosa de Lobato Faria, nem li nenhum dos seus livros, mas gostei deste excerto e achava-a uma senhora muito elegante. ;)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Leia um livro dela. Qualquer um. São todos maravilhosos

      Eliminar
  4. Ai como gosto de arroz doce, da Rosa Lobato Faria e do romance de Cordélia, adorei ler esse livro, mesmo. Pronto, adorei tudo!

    ResponderEliminar
  5. Adorei o excerto e também gosto muito da autora Luisa. Já esse arroz hummm, imagino-o divinal!

    Beijinho e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu adoro arroz doce. E adoro os livros da Rosa Lobato Faria. Esta é uma das receitas do blog que mais gosto

      Eliminar
  6. Olá Luisa.

    Que imagens bonitas, fiquei cheia de vontade de fazer arroz doce. Como é que faz essas formas com a canela?

    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uso uns stencil que me ofereceram. Estes são da Martha Stewart, mas a Tescoma também tem uns lindos

      Eliminar
  7. vi hoje a sua participação no programa da Sic Mulher e gostei muito do livro que ira ser certamente uma das minhas prendas de Natal. esta é mesmo a receita de arroz doce que a minha mae fazia e que eu tento imitar e é a delicia dos meus netos. isto vai ficando nos genes da família porque a minha neta tb já o faz e é delicioso

    ResponderEliminar