Pão de Ló

Esta receita foi-me dada por uma seguidora da minha página e funciona muito bem. É necessário ter uma forma de barro de 3 peças especial para pão de Ló e papel almaço, que é o papel que se usa para forrar estas formas.



Ingredientes:

5 ovos inteiros
5 gemas
250g de açúcar
125g de farinha ( uso sempre farinha com fermento )

Aquecer o forno a 200º e meter lá a forma de barro enquanto se prepara o Pão de Ló.
Bater os ovos, as gemas e o açúcar durante 20 minutos. Ao fim desse tempo, retirar da batedeira e peneirar a farinha e envolver com cuidado.
Retirar a forma do forno, colocar a peça central e forrar com as folhas de papel almaço. Deitar a massa, tapar a forma e levar ao forno durante 30 minutos.
Deixo arrefecer com a forma tapada.

10 comentários:

  1. Boa tarde,

    Com que tamanho/peso fica este pão-de-ló? Com 500 g, 750 g ou será mais 1 kg?

    Beijinhos e obrigada,
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana, nunca pesei. Qualquer peso que lhe desse, seria especulação. Mas, não há nada como experimentar a receita e pesar. Eu vou fazer para domingo e posso fazer o mesmo

      Eliminar
    2. Muito obrigada. Questionei porque as formas de barro que vi à venda são para 500 g (pequena), 750 g (médiae 1 kg) e fico em dúvida...

      Eliminar
    3. Comprei as minhas numa feira aqui ao pé de casa mas só tinham um tamanho. Deve ser de 500g, se vir pelas quantidades dos ingredientes. Mas, no Domingo vou fazer e peso

      Eliminar
    4. As formas de 1kg normalmente não cabem nos fornos de casa, só cabem as de 500 e 750 gramas.

      Eliminar
  2. Que lindo pão de ló lindíssimo.
    Normalmente faço pão-de-ló com creme (tipo do Ovar) mas este ano ainda não me decidi.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/04/dia-um-na-cozinha-folar-de-farinha-de.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Clarinha, também faço o outro e adoro. Mas, este é menos pesado. E muito fácil, como vê

      Eliminar
  3. Tradicional, muito bom! Eu gosto de comer este tipo de pão de ló com queijo da Serra, é uma enorme gulodice, eu sei!!
    Votos de Páscoa feliz. Beijinho. Susana
    http://paparocadeliciosa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa Páscoa para si também. Tenho um queijo da Serra guardado para Domingo. Meu Deus, vai ser para estragar a dieta

      Eliminar
  4. Boa tarde, qual o tamanho da forma de barro que usou? obigada

    ResponderEliminar