Tapioca

Desde os 6 anos que vivi com os meus avós, que foram muito importantes na minha vida. A eles devo as minhas recordações, aquilo que aprendi e aquilo que sou. E há memórias que me batem à porta muitas vezes. Uma delas é aquela em que o meu avô comia uma colherada de tapioca, feita pela minha avó, e dizia: "Este é o pão dos atletas." Que saudades que tenho disto.
Em casa deles havia sobremesas "recorrentes": leite creme ( a que só chamávamos "creme"), pudim de copo e tapioca. Adoro sentir os grãozinhos quando se come este doce, tão fácil de fazer.

Para mim, o segredo está na qualidade da tapioca. Encontra-se à venda em quase todos os supermercados mas, a melhor que já comi é a que compro na Favorita do Bolhão, no Porto. Os grãos são grandes e a textura é óptima.

Para fazer uma taça de tapioca, usei os seguintes ingredientes:
200g de tapioca
1 litro de leite
Açúcar a gosto
6 gemas
1 pau de canela
1 casca de limão

Começar por hidratar a tapioca, colocando-a numa taça e cobrindo-a com bastante água.A tapioca vai absorver a água e aumentar o seu tamanho, pelo que deve ser uma taça grande. Como a minha tapioca tinha grãos grandes, deixei-a de molho cerca de 2 horas, para que depois não ficasse dura ao cozer.
Quando já estiver hidratada, pôr o leite ao lume com 150g de açucar, o pau de canela e a casca de limão. Assim que ferver, deitar a tapioca e deixar cozer cerca de 5 minutos, mexendo sempre, até estar macia, quando se prova. 
Mal esteja cozida, adicionar as gemas, batidas e misturadas com umas 4 colheres de sopa de leite. Deixar as gemas cozerem um bocadinho e verificar se a tapioca está doce. Se for necessário, acrescentar mais açúcar, mexendo bem.


Polvilhar com canela e provem o Pão dos atletas.

8 comentários:

  1. nunca experimentei mas fiquei tentado. bjinhos

    ResponderEliminar
  2. Vou fazer para experimentar!!! Fiquei deliciada com o aspecto cremoso e com essas pequenas pérolas....
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  3. Vão adorar! É das melhores sobremesas do Mundo

    ResponderEliminar
  4. adoro tapioca! Tanto que o meu papagaio se chama Tapioca! Vou experimentar fazer com essa da Favorita do Bolhão. Depois digo como ficou...

    ResponderEliminar
  5. A favorita do bolhão é a mercearia onde mais coisas compro, especialmente frutos secos. Adoro lá ir :)

    ResponderEliminar
  6. Nunca experimentei tapioca... Mas se é assim tão bom, hei-de lá chegar! Só não posso é ir buscá-la ao Bolhão :-)
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Azeitona, de certeza que a Favorita do Bolhão lhe envia, se quiser

    ResponderEliminar