Frango com amêndoa e açafrão

Por sugestão de uma seguidora da minha página do Facebook, resolvi publicar aqui algumas receitas do meu livro de receitas favorito, o "Receitas Escolhidas" da melhor cozinheira de todos os tempos, a Maria de Lourdes Modesto.
Este livro foi-me oferecido quando fiz 12 anos e tornou-se numa espécie de "oráculo" para mim, já que sempre que tenho uma dúvida, recorro a ele. Tem receitas óptimas, com ingredientes que encontramos em qualquer lado e que, muitas vezes, nos fazem viajar para a nossa infância.
O primeiro prato que escolhi foi o Frango com amêndoas e açafrão. Segui a receita à risca e garanto que fica uma delícia. No entanto, deixo um alerta: usem açafrão "verdadeiro" e não Açafrão das Índias, já que o sabor é completamente diferente. Normalmente, encontro este tipo de açafrão, que uso também para a Paella, no Froiz ou no El Corte Ingles. 
Ingredientes:

1 frango
2 colheres de sopa de manteiga
2 cebolas
2 dentes de alho
2 gemas de ovo cozido
2dl de vinho branco
50g de amêndoas raladas
salsa
louro
sal
pimenta
1/2 envelope de açafrão
Cortar o frango em pedaços, tirar-lhe a pele e salteá-lo na manteiga até alourar. Retirar e reservar.
Na gordura que ficou no tacho juntar as cebolas bem picadinhas, um ramo de salsa e louro. Deixar refogar e, assim que as cebolas alourarem, junte novamente o frango, regue com o vinho e 2 dl de água. Tapar e deixar refogar em lume brando.
Entretanto, pisar num almofariz as gemas, o alho picado, a amêndoa e o envelope de açafrão ( ou alguns fios ). Junta-se este preparado ao frango , rectifique os temperos e deixe apurar, fervendo um bocado.
Servir com uma salada e arroz branco.

8 comentários:

  1. Respostas
    1. Eu gostei muito. Fica muito diferente dos pratos que estou habituada a comer. A amêndoa da-lhe uma textura engraçada e o açafrão fica óptimo

      Eliminar
  2. Esta com um aspecto delicioso. Adorei o conjunto de ingredientes.
    Eu ca em frança tambem uso desse acafran e nem se quer encontro o açafrao das indias.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Susana, o açafrão das Índias é uma mistura de vários ingredientes e é o que se vende nos supermercados

    ResponderEliminar
  4. Obrigada pela receita, Luísa. Vou experimentar :-)

    ResponderEliminar
  5. Olá,
    O açafrão é muitissimo mais caro que o açafrão das indias , mas faz toda a diferença. Gosto muito da cor desse frango!

    ResponderEliminar
  6. Frango com amêndoas e açafrão soa-me super bem! Quando era miúda adora ir à caixinha transparente em que a minha mãe guardava os fios de açafrão. E ficava sempre maravilhada pois bastava um ou outro fio minúsculo para mudar a cor e o sabor de um panelão!

    ResponderEliminar