Tarte de Leite Condensado

Eu só tenho uma tia. Mas que vale por todas.
É pequenina mas tem um coração enorme e nome de flor. É muito, muito boa pessoa e linda de qualquer maneira.Sempre me tratou como se eu fosse mais que filha e, se há alguém que merece o meu amor, é a minha tia.

Esta receita que trago hoje foi a minha tia que me ensinou a fazer há muitos anos atrás. Ela fazia-a lindamente e hoje, apeteceu-me voltar a sentir este sabor delicioso.
Ingredientes:
1 1/2 pacote de bolacha Maria
10 colheres de sopa de manteiga derretida
1 lata de leite condensado
3 ovos
Sumo de 1 limão

Aquecer o forno a 170º
Triturar as bolachas finamente e adicionar a manteiga derretida, misturando até ficar uma massa compacta.
Forrar uma tarteira de fundo amovível com a massa, calcando bem, com a ajuda de uma colher.
Levar ao forno 5 minutos e retirar para arrefecer.
Bater as gemas com o leite condensado e o sumo de limão, até ficar um creme espesso. Adicionar as claras batidas em castelo.
Cobrir a base da tarte de levar ao forno até alourar e estar bem "preso".
Retirar e deixar arrefecer.
Depois de frio, retirar da tarteira e transferir para um prato de servir, decorando a gosto.



31 comentários:

  1. É realmente simples e tem um aspecto delicioso!
    A experimentar! :)

    Susana

    ResponderEliminar
  2. Esta tarte ficou linda e deve ser deliciosa.
    Beijinhos,
    Espero por ti aqui:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    https://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  3. As colheres de manteiga são de sopa ou sobremesa?

    ResponderEliminar
  4. Caso para dizer, que rica tia! É bonita como a sobrinha e ao que parece, cozinhar bem também está nos genes ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha tia é linda, não é? Parece uma boneca.
      E a baba de camelo dela? Nunca comi igual

      Eliminar
  5. São as duas lindas :) Adorei a tarte, deve ser deliciosa, a decoração com as framboesas fica impecável :)

    Beijinhos
    Joana

    ResponderEliminar
  6. ola:) ficou linda mesmo e com aspecto delicioso! adorei a vossa foto:) desejo uma boa semana e que a gripe ja tenha ido embora :) beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta fotografia foi tirada no casamento da minha prima, filha da minha tia. A constipação ainda anda por cá, mas mais fraquinha. Obrigada pelo cuidado

      Eliminar
  7. Lindíssima essa tarte e pelos ingredientes deve ser deliciosa, vou anotar :-) bjs

    ResponderEliminar
  8. Só não digo que vou já fazer porque não tenho aqui a forma, mas de amanhã não passa.. :) Que maravilha que deve ser.. :) e ficquei a babar com a bada de camelo... ahahahaha
    O leite condensado é cru.. certo?

    beijinhos grandes
    Mafalda
    http://masterchefdealgibeira.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O leite condensado é cru, sim. A minha tia faz a baba de camelo cozendo as latas de leite condensado. Demora imenso tempo mas fica muito melhor do que com aquelas já compradas

      Eliminar
    2. eu cozo sempre as latas.... :) aliás, comprei uma vez o já cozido e não gostei nada. O que faço é sempre que compro cozo logo 3 ou 4 latas ao mesmo tempo... que lambuzisse... :) hehehe
      bjs

      Eliminar
  9. gosto de tudo que tenha leite condensado :))
    que bom aspecto!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também eu, Ana. Faço imensas receitas com leite condensado

      Eliminar
  10. eu tenho uma receita parecida! a maior diferença é a base da tarte: retiro um bocadinho à manteiga e adiciono clara de ovo.

    ResponderEliminar
  11. Eu tenho 3 tias mas uma delas é excepcional. Por isso percebo a tua "paixão" pela tua tia. A minha não me ensinou nenhuma tarte deliciosa mas traz-me acessórios para as fotos. Cada tia com a sua "habilidade".
    Gosto da tarte: simples. E tudo o que é simples é bom, pois os ingredientes têm espaço para brilhar por si só :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu tio, marido desta tia é fotógrafo. Tenho que o desafiar para tirar umas fotos à minha comida, um dia destes. Bjs

      Eliminar
  12. Quem é que não gosta de leite condensado? Cá em casa há até quem já tenha cortado a língua a "rapar" a lata... Guardei a receita :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tenho os meus "salazares" todos ratados por causa das latas . Mas a língua nunca experimentei :)

      Eliminar
  13. Boa tarde, Luísa
    Acha que esta tarte também funcionaria com uma base de massa folhada ou quebrada?
    Cá em casa queixam-se um bocadito das bases de bolacha (são uns totós :P) e eu estava a pensar nessa alternativa. O que acha?

    E parabéns, são as duas muito bonitas (:

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não são nada totós. Eu nunca delirei com estas bases. Comia o recheio e deixava o resto. Substitua por massa quebrada

      Eliminar
    2. Eu adoro, daí dizer que são totós (:

      Muito obrigada pela ajuda, amanhã vou por mãos à obra!

      Eliminar
  14. Acabei de fazer e ficou óptima! ainda deu para fazer + 2 tarteletes e tudo ;)
    Obrigada

    ResponderEliminar
  15. Depois de arrefecer poe-se no frigorífico?

    ResponderEliminar