Focaccia

A minha sogra continua a manter tradições perfeitamente adoráveis. Como mora em Itália, costuma enviar-nos cartas com recortes de jornais locais com artigos do nosso interesse, por exemplo. Considero isto um verdadeiro acto de amor pois mostra que pensa em nós, nos nossos gostos e interesses, e tem trabalho a recortar, a colocar num envelope e a leva-lo aos correios. Estes pequenos gestos, para mim, significam muito mais do que grandes presentes. São provas de amizade, de amor, coisa tão rara nos dias que correm.
Na semana passada, e continuando fiel a outro hábito seu, enviou-nos uma caixa com os presentes de Natal. Vinha cheia de chocolates, queijos e salame. E, no meio, vinha uma revista e um livro fabuloso, o I grandi piatti della cucina italiana.


Tem as receitas tradicionais italianas, que todos gostamos: molhos de massas, ossobuco, tiramissu, etc...
Comecei a folheá-lo e deparei-me com uma receita de focaccia, uma das coisas que mais gosto na cozinha daquele país. É feito com massa de pão, salgadinha e com azeite, coberta com várias coisas: tomate, azeitonas, cebola, queijos, etc...
Em Bergamo, a cidade de onde é orinundo o meu marido, há uma pastelaria que tem na montra, pizzas e focaccias enormes, com todo o tipo de coberturas, e que são cortadas com tesouras.

Desse livro, trago-vos, então, a receita de focaccia, como a fiz no sábado passado. Para amassarem a massa, podem usar o robot de cozinha, no caso de o terem. Ensino a fazer da forma tradicional para que toda a gente possa fazer.

Ingredientes:

500g de farinha tipo 65
1 cubo de fermento de padeiro ( à compra nos supermercados )
orégãos a gosto
Azeite q.b.
Sal q.b.
Tomatinho cereja
Azeitonas pretas

Numa taça colocar a farinha e misturar com uma colher de chá de sal fino. Fazer uma cova e deitar o fermento dissolvido em 2,5dl de água morna e 2 colheres de sopa de azeite. Amassar muito bem durante cerca de 10 minutos.
Cobrir a taça com um pano e deixar levedar, num local ameno, durante 40 minutos. 
Enquanto isso, lavar e cortar os tomatinhos a meio.
Polvilhar uma superfície com farinha e com um rolo da massa, estender a massa e colocá-la num tabuleiro de ir ao forno forrado com papel vegetal.
Distribuir o tomatinho e as azeitonas pela massa, deitar 2 colheres de sopa de azeite, polvilhar com óregãos e um pouco de sal grosso. Deixar levedar mais 30 minutos e levar ao forno aquecido a 220º cerca de 20 minutos.


7 comentários:

  1. Olá. Gostei da receita mas eu faço a massa na minha MFP.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu usei o robot de cozinha porque tinha mais coisas para fazer e ele foi adiantando a parte de amassar

      Eliminar
  2. Adoro focaccia mas desde que fiz uma receita (em modo manual) que demora quase 6 horas (entre os tempos de levedar, pouca técnica de amassar, e o levar ao forno) que não quero outra coisa. Fica maravilhosa, muito estaladiça por fora, super fofa e cheia de bolhinhas por dentro. E o meu topping favorito é precisamente tomatinhos, azeitona preta, alecrim e sal :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta é mais rápida e muito boa. Mas, adorava conhecer a tua receita

      Eliminar
  3. Eu adoro Itália e a comida italiana. As focaccias são ótimas. Tb conheço Bergamo e penso q este espaço da foto fica na Citta Alta, parece-me familiar. Smp disse q era capaz de lá morar. E as piadinas...

    ResponderEliminar