Bolo de crepes de chocolate e creme de avelãs da Martha Stewart

Há muitos anos que sou uma fã da Martha Stewart. Acho que tem um excelente gosto e uma criatividade enorme. É, provavelmente, o site em que mais me inspiro e que mais gosto de visitar.
Tenho vários livros dela e cada um é melhor que o outro.
Há uns tempos atrás, uma das minhas irmãs mandou-me uma imagem de um bolo dela e desafiou-me a reproduzi-Quando o vi pareceu-me um bolo de crepes com recheio de chocolate. Até que li a receita com atenção e vi que os crepes são de chocolate e o recheio é que é claro, o que me levou ao meu engano.
A receita é trabalhosa mas o resultado é um bolo muito diferente do habitual. Não serve para quem gosta de seguir uma alimentação equilibrada ou está a fazer dieta. É um bolo pecaminoso...




Bolo de crepes de chocolate e avelã

Crepes
60ml água
170g manteiga
225g chocolate culinária
210g farinha
70g açúcar
½ colher de chá de sal
6dl leite
6 ovos

Ferver a água, adicionar a manteiga aos pedaços. Reitar do lume e acrescentar o chocolate picadinho.
Numa taça misturar o leite com os ovos batidos. Juntar isto à farinha e adicionar o chocolate.
Tapar e levar ao frio, pelo menos, 2 horas.
Ao fim deste tempo, fazer os crepes.

Recheio
1 pacote de natas Longa Vida
6 claras
330g açúcar
400g manteiga ( à temperatura ambiente )
100g creme de avelã ( Nutella)

Bater 1 pacote de natas e levar ao congelador.
Levar a banho Maria as claras e o açúcar, mexendo até atingir 70º ( cerca de 3 minutos ). Retirar do lume e bater esta mistura até formar picos moles ( parece marshmallow).
Acrescentar aos poucos a manteiga e depois o creme de avelã, à mão. No fim, incorporar as natas.

Montar crepes com creme entre cada crepe. Finalizar com crepe. Cobrir com o seguinte ganache:

Derreter 200g chocolate culinária com 1 pacote de natas Mimosa.

Decorar com avelãs caramelizadas:

Espetar palito nas avelãs e prender com tábua na na banca. Forrar chão com papel de jornal. Fazer caramelo com 200g de açúcar e 60g de água. Deixa-se arrefecer um bocadinho e vai-se despejando nas avelãs.

6 comentários:

  1. Não resisto a crepes, de todas as maneiras! O seu bolo de crepes com framboesas é divino! Agora tenho de experimentar este. Obrigada por publicar a receita. Bjxxx Isolete

    ResponderEliminar
  2. Que receita deliciosa, Luisa. Obrigada pela partilha. esta vai ser para experimentar :-)

    ResponderEliminar
  3. Eu gosto da versão salgada: crepes normais, recheio de ricotta e espinafres, topping the molho de tomate e manjericão. Experimenta Luísa, acho que tb vais gostar :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que boa ideia. Deve ser delicioso. Mas, é frio ou quente?

      Eliminar