Tiramisù

Continuo vidrada no livro que a minha sogra me ofereceu pelo Natal, o I grandi piatti della cucina italiana. Desta vez fui até às sobremesas e escolhi o conhecido Tiramisu.
Já fiz várias receitas desta deliciosa sobremesa, mas nunca nenhuma ficou tão boa como esta.
Não há nenhum truque especial, nem ingredientes diferentes. Mas, o que é certo é que ficou tão bom que eu e a minha filha Terezinha comemos uma tacinha inteira ao pequeno almoço. 

Ingredientes:
4 ovos
100g de açúcar
500g de queijo mascarpone
300g de palitos de champanhe
Café ( cerca de 8 chávenas )
Cacau em pó para polvilhar

Começar por fazer o café e deixar arrefecer.
Bater as 4 gemas com o açúcar até ficar um creme claro e fofo. Misturar o queijo mascarpone e, por fim, incorporar as 4 claras em castelo, com a ajuda de uma vara de arames.
Numa travessa, colocar uma camada de palitos de champanhe embebidos em café ( não embeber demasiado ). Cobrir com uma parte do creme e repetir a operação, terminando com o creme. Polvilhar com o cacau em pó e levar ao frigorífico.
Servir bem frio.


22 comentários:

  1. Experimente juntar Rum ao café... É só um detalhe mas fica delicioso...! Só para o graúdos claro!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sandra, a minha sogra também faz assim, mas eu seguia receita direitinha

      Eliminar
  2. Experimente juntar Rum ao café... É só um detalhe mas fica delicioso...! Só para o graúdos claro!

    ResponderEliminar
  3. Melhor que juntar qq outra bebida ao café é juntar Marsala(vinho doce italiano) fica divinal

    ResponderEliminar
  4. Que delicia! Gosto muito de tiramiù e este tem muito bom aspecto! :)

    ResponderEliminar
  5. Obrigada pela receita, eu costumo pôr no café um pouco de vinho do porto, :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é demasiado português para uma receita italiana . ehehehe

      Eliminar
  6. Ficou com um aspeto delicioso! Adoro tiramisù e esta receita é muito prática. Gostei.

    ResponderEliminar
  7. Ola Luisa
    Como tudo que fazes ficou lindo.
    Usas os palitos de champanhe ou palito de la reine?
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luísa, desculpe, mas os palitos la reine são mais molinhos. O ideal é serem de confeitaria embora agora haja nos supermercados, encontram-se com facilidade e só lhes chamam Palitos.

      Eliminar
    2. Luísa, desculpe, mas os palitos la reine são mais molinhos. O ideal é serem de confeitaria embora agora haja nos supermercados, encontram-se com facilidade e só lhes chamam Palitos.

      Eliminar
  8. Tiramisu ao pequeno almoço? Vocês matam-me!

    ResponderEliminar
  9. Mais uma receita para experimentar!!! tem uma aspecto divinal!!!! :)

    ResponderEliminar
  10. Luísa, fiz hoje a receita do Tiramisu. Simplesmente delicioso, segundo o meu provador oficial. Obrigado pela partilha

    ResponderEliminar