Ilha Dourada

Há uma sobremesa que a minha avó fazia quando eu era miúda e que eu adorava. Gosto imenso de a fazer porque leva apenas 3 ingredientes: bananas, ovos e açúcar.
As minhas filhas gostam imenso desta mistura de suspiro com bananas e doce de ovos e pediram-me para fazer para a festa de 10 anos delas.
Deixo-vos aqui a receita. As fotografias não estão boas mas, mal possa, tiro novas.


Ilha Dourada

Ingredientes
4 bananas
sumo de 1/2 limão
250g açúcar  para a calda

6 ovos
300g açúcar para o merengue

6 colheres de sopa de açúcar para o doce de ovos

Começar por fazer o merengue:

Aquecer o forno a 130º
Untar o fundo de uma assadeira bonita com manteiga.
Bater 6 claras até estarem em espuma e acrescentar os 300g de açucar, colher a colher. Bater muito bem até ficar espesso e brilhante. Isto é muito importante para que o merengue fique bem feito.
Deitar com cuidado na assadeira e levar ao forno 1 hora. Ao fim desse tempo, desliga-se o forno e deixa-se o merengue arrefecer completamente lá dentro para ficar durinho e crocante.


Fazer a calda de banana:

Levar ao lume 250g de açúcar com 3dl de água. Mal comece a ferver, introduzir as bananas cortadas às rodelas e cobertas com sumo de limão e deixar ferver 1 a 2 minutos. Retirar com uma escumadeira e reservar.

Fazer o doce de ovos:

Misturar as 6 gemas com 6 colheres de açúcar e 6 colheres de sopa de água. Levar a lume brando, mexendo sempre até engrossar.

Colocar o doce de ovos e as bananas por cima do merengue e servir.



10 comentários:

  1. Tem ar de ser uma gulodice!!!As comidinhas das avós são sempre as que nos trazem melhores memórias!!!
    Bjoka
    RIta

    ResponderEliminar
  2. tem ar de que o meu marido ía delirar com isso... tudo o que leve ovos e bananas ele ama... já eu, confesso que só me atrairam este tipo de sobremesas quando estava grávida. LOOL
    Mas tenho mesmo de experimentar, pois aqui em casa tanto o marido como a filhota amam estas misturas ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimenta. É mesmo boa e o Miguel e a Maria vão adorar. Vais ver

      Eliminar
  3. ai...ai...ai... estou colada ao ecrã.. :)
    maravilhosa essa sobremesa.. :)
    beijos

    ResponderEliminar
  4. tenho uma dúvida... durante a hora em que o merengue está no forno mantem-se a temperatura a 130? Julgava que para fazer suspiro a temperatura era mais baixa. Fico à espera da resposta para depois experimentar... é uma delícia de certeza. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bastam os 130º para fazer o suspiro. É a temperatura que uso para fazer as pavlovas, por exemplo. Tem é que deixar arrefecer completamente dentro do forno e as claras devem estar muito bem batidas, como ensino na receita. Se não seguir estes passos, vai ficar com uma "esponja" em vez de um suspiro durinho

      Eliminar
  5. Olá Luísa!
    Que doce tão invulgar... fiquei mesmo curiosa para experimentar o sabor, nunca tinha visto nada parecido com esta receita.:)
    Descobri agora o teu blogue, através de um outro, e já estou a seguir-te, para ver o que aí vem. Tens um blogue muito bonito.
    Convido-te a participar no primeiro passatempo do meu blogue, que tem como prémio uma entrevista ao blogue vencedor, publicada no meu. É muito rápido e fácil!

    Beijinho e até breve*
    Olivia

    omundopelaboca.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. o meu doce preferido. Já o faço há maios de 20 anos. Foi bom recordar

    ResponderEliminar