Natas do Céu

Não sei se esta é a receita original das Natas do céu ou, mesmo,  se ela existe. Pesquisei pela net e juntei 2 ou 3 receitas e o resultado é este que aqui trago.
Para ser franca, acho que nunca tinha comido já que, quando aparece nas ementas dos restaurantes, dou sempre primazia à baba de camelo ou à mousse de chocolate.
Mas, uma cliente encomendou-me e lá tive eu que lançar mãos à obra. E, digo-vos que ainda bem que nunca tinha provado porque, caso contrário, já estaria ainda mais gorda. É que a sobremesa é mesmo boa.
Em relação ao doce de ovos, optei por fazer o doce de ovos aldrabado por ser mais rápido.
Ingredientes para o creme de natas:
2 pacotes de natas bem frias ( de preferência as Longa Vida )
5 claras
8 colheres de sopa de açúcar

1e 1/2 de bolacha Maria

Ingredientes para o creme de ovo:
5 gemas
5 colheres de sopa de açúcar
5 colheres de sopa de água

Começar por triturar a bolacha Maria. Reservar.
Bater as claras em castelo. Assim que estiverem bem batidas, acrescentar o açúcar, colher a colher e deixar bater até ficar um merengue bem duro e brilhante.
Bater as natas e depois de duras, incorporar nas claras.
Numa taça, colocar uma camada de bolacha Maria e depois um de natas. Repetir. Cobrir com o doce de ovos, bem frio.

Para fazer o creme de ovos, misturar todos os ingredientes num tacho e levar a lume brando, mexendo sempre com uma vara de arames até engrossar. Deixar arrefecer completamente antes de cobrir a sobremesa.



26 comentários:

  1. Ahah, "E, digo-vos que ainda bem que nunca tinha provado porque, caso contrário, já estaria ainda mais gorda." o seu sentido de humor não me cansa. Nunca experimentei fazer :) Acho que vai ser amanhã.
    Obrigada pela receita. Beijinhos Luísa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade. Fiz ontem para experimentar e tenho passado o dia a comer directamente da taça

      Eliminar
  2. Amo natas do céu!!! Comi já um bocadinho ;)
    Eu não faço bem assim, mas de sabor não deve ficar muito diferente.

    http://recantocomtempero.blogspot.pt/2014/04/natas-do-ceu.html

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. "Doce de ovos aldrabado"?!?!?! Porquê Luísa?!?!? Faço-o sempre assim depois de ter dado esta dica num workshop e fica muito bom!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porque o doce de ovos deve ser feito com uma calda de açúcar em ponto pérola e com as gemas cozidas nele. Nunca faço aldrabados. Foi só para ser mais rápido

      Eliminar
  4. Que sobremesa tão deliciosa deve ser... Eu também nunca comi, mas agora fiquei com vontade...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É bem bom. Ontem polvilhei com amêndoa torrada

      Eliminar
  5. Eu faço mas com as bolachas inteiras molhadas em café

    ResponderEliminar
  6. Conheço este doce mas é com o nome de serradura. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Serradura não leva leite condensado?

      Eliminar
    2. todas as receitas de serradura q vi tinham leite condensado

      Eliminar
  7. Adoro mas nunca fiz. Vou experimentar :-D Obrigada Luisa!

    ResponderEliminar
  8. Nunca comi natas do céu, mas gostei muito da receita!
    Te desejo uma linda semana.
    Bjim
    Léia

    ResponderEliminar
  9. LOL!!!! Eu adoro natas do céu. Quando era miúda, ia muitas vezes almoçar a um restaurante em que a sobremesa da casa (acho que se chamava mesmo delícia da casa) era natas do céu. Claro que faz anos que não como esta sobremesa, mas soube mesmo bem recordá-la :)

    ResponderEliminar
  10. Fiz esta receita e o resultado?! Todos ADORARAM!! ;)
    Muito obrigada, Luísa!!!

    ResponderEliminar
  11. É tão bom esse doce :) Simples e bom!

    Beijinhos
    Raquel

    ResponderEliminar
  12. As minhas natas não há maneira de ficarem duras :(

    ResponderEliminar
  13. Ola luisa normalmente nos meus cremes enquanto estou a mexer ganha uma espuma é normal?? Desde ja optimas receitas

    ResponderEliminar
  14. A receita é muito boa e fácil... Mas à qualquer coisa que falho pois a fazer fica tudo no ponto e firme, faço as taças e coloco no frigorífico e quando se vai a comer as natas estão líquidas completamente ��

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A mim acontece o mesmo ��

      Eliminar