Arroz de tamboril com gambas

Aqui está uma receita que, para mim, não tem nenhuma história por detrás. Não me recorda a infância, porque só comi tamboril quando já era crescidota. Não me lembra nenhum momento especial, nem ninguém que a adorasse comer.
Nada. Não me faz recordar nada. A sério. Só sei que gosto.


E resolvi pôr aqui a minha honestidade a nu. Podia ter inventado uma história bonitinha, para enfeitar o blog. Mas, não. É apenas uma receita de um prato delicioso. Espero que gostem.
E que perdoem a minha falta de imaginação, neste momento.






300g de tamboril partido em cubos
150g de camarão
1 cebola
2 tomates
200g de arroz carolino
6dl de água
Sal, piri q.b.
Azeite q.b.
Salsa ou coentros picados q.b.


Fazer um refogado com cebola picada. Assim que a cebola ficar translúcida, acrescentar o tomate partido em cubos. Juntar o tamboril e deixar estufar. Retirar o tamboril, para que não se desfaça, acrescentar a água e rectificar temperos. Assim que ferver, juntar o arroz e deixar cozer em lume brando, mexendo de vez em quando.
Assim que o arroz estiver quase cozido, juntar o camarão. Quando o arroz estiver pronto, acrescentar o tamboril reservado. Servir polvilhado de salsa ou coentros.




6 comentários:

  1. pois a mim o arroz de tamboril lembra-me as férias com os meus pais. É um dos pratos que eles mais gostam e comem durante as férias, em Caminha. Confesso que não sou fã do peixe em si mas adoro o sabor do arroz :)

    ResponderEliminar
  2. Tamboril por acaso não aprecio muito, como, mas não é daquelas coisas que adoro.
    bjinhos

    ResponderEliminar
  3. Acabei de recordar as minhas maravilhosas deste ano em S. Martinho do Porto e o melhor arroz de tamboril que comi até aos dias de hoje, mas tal como tu, Luísa, também não tenho qualquer memória afectiva de infância ou juventude ligada esse prato, só o gosto de cozinhar e de comer bem que foi crescendo comigo.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Adoro,...que rico arroz de tamboril!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    https://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  5. Pois a mim faz-me recordar o meu casamento! Foi um dos pratos servidos pelo catering Os Gêmeos, e estava divinal. Maravilhoso mesmo!!!

    ResponderEliminar
  6. Luisa, minha querida, queria dar-te os parabéns. O teu blogue está muito bonito assim de cara lavada. A tua fotografia torna-o ainda mais bonito. Parabéns!!! Estou mesmo feliz pelo teu crescimento! E quero provar esse arroz de tamboril. Mal me consiga mexer outra vez a ver se faço essa receita. ehehe
    Beijos grandes

    ResponderEliminar