Tarte de limão merengada

Ora aqui está uma receita de uma sobremesa que, além de ser uma delícia, é lindíssima. 
Durante anos, não gostei de sobremesas com limão . Ainda hoje, dispenso gelados e rebuçados de limão, mas, a primeira vez que provei Lemon curd, adorei. É mesmo bom, cremoso, doce e ácido. Mmmmmmm...
Para fazer esta tarte podem optar por fazer a massa quebrada ( faço muitas vezes no robot de cozinha ) ou podem optar por usar uma massa de compra, que serve lindamente e é muito mais rápido.
O que se deve fazer é cozer a base primeiro e só depois rechear. Devem untar a tarteira com cerca de 24cm de diâmetro, colocar a massa, picar o fundo e cortar as beiras da massa, no rebordo da forma, com as costas de uma faca, pressionando para a massa aderir. Depois é só cobrir a massa com papel vegetal ( se usarem a massa já feita, usem o papel em que vem enrolada ) e encham com feijões secos. Levam ao forno a 200º cerca de 15 minutos e depois retiram o papel e os feijões e levam novamente ao forno até dourar. Retirar e deixar arrefecer.

Entretanto, fazer duas doses de Lemon Curd ( clicar nas palavras atrás para terem acesso á receita ) e esperar que arrefeça totalmente.
Assim que ambos estejam frios, coloca-se a base cozida num prato de servir, enche-se com o Lemon Curd e faz-se o Merengue:

3  claras
150g de açúcar

Batem-se as claras até estarem com bastante espuma e adiciona-se o açúcar, colher a colher. Deixa-se bater muito bem ( cerca de 10 minutos ) até estar um creme brilhante e muito duro.
Enche-se um saco de pasteleiro de bico frisado com o merengue e decora-se toda a superfície da tarte. Tendo, queima-se com um maçarico de cozinha, que é um utensílio que eu adoro e uso imenso. Na falta deste, leva-se ao forno a 160º até dourar.




Se quiserem, podem colocar bolacha picada no fundo de copinhos e encher com Lemon Curd e merengue. Ficam lindos e é uma ideia óptima para um buffet de sobremesas de uma festa.


13 comentários:

  1. Na receita diz para fazer duas doses de Lemon Curd. Para quê?

    ResponderEliminar
  2. Elisa, para encher completamente a base. Se fizer só uma dose é pouco

    ResponderEliminar
  3. Nunca fiz a tarte de limão merengada com a coalhada de limão... normalmente utilizo uma receita que leva leite condensado (tipo mousse de limão). Ah, e a minha tarte não vai ao forno porque faço uma base de bolacha. No fim é só usar o maçarico para corar o merengue e está :)

    ResponderEliminar
  4. é uma das minhas tartes preferidas, é fresca e doce ;)
    assim com lemon curd é bem mais fácil e a versão dos copinhos é amorosa!

    ResponderEliminar
  5. Esta tarde fala por si! Fantástica! Podem ser dois copinhos e uma fatia de tarde, para este lado "Faxâvor" :)

    ResponderEliminar
  6. nao entendi essa dos feijões... podem me explicar? desculpem mas sou novata na cozinha :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os feijões servem para que a massa coza sem criar bolhas no centro e deformar o formato. Se, ao fazer, tiver alguma dúvida, ligue-me à vontade: 918412408

      Eliminar
  7. Sem palavras,...uma tarte divinal e super gulosa,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    https://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  8. Olá Luísa fiz a tarte e ficou uma delícia.
    Obrigada pela partilha ;)
    LúciaBatista

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom. Fico mesmo contente por saber que as minhas receitas funcionam e que vocês apreciam

      Eliminar