Bacalhau com broa

Esta é uma das minhas receitas favoritas. Provavelmente, é o prato que mais confecciono para os meus clientes, a par com o arroz de pato. Escolham um bom bacalhau porque vai fazer toda a diferença. Uso sempre lombos ou postas altas. Dá uma qualidade completamente diferente se optarem por partes menos "nobres" do bacalhau. Quanto melhor forem os ingredientes, mais saboroso se torna.
A receita que vou pôr dá para uma travessa para 8/10 pessoas.É fácil, mas um bocado trabalhosa. Mas, garanto que vale o trabalho. É muito bom e uma excelente opção para festas volantes, em que temos que comer de pé.


Ingredientes:

800g de bacalhau demolhado ( lombos ou postas altas )
1Kg de batatinhas para assar
500g de grelos ( podem ser congelados )
500g de cebolas
Dentes de alho q.b.
Azeite q.b.
Sal q.b.
2 folhas de louro
500g de broa ( gosto de usar a de milho )

Aquecer o forno a 200º
Lavar as batatas e colocá-las num assadeira. Salpicar com sal grosso e envolvê-las. Levar ao forno por 30 minutos ou até estarem assadas.
Colocar o bacalhau numa assadeira e levar ao forno por 10 minutos ( ou até os lombos lascarem ). Retirar e deixar arrefecer.
Cozer os grelos ( cortados em pedaços ) com água e sal até estarem cozidos. Escorrê-los num pano de cozinha e espremer bem quando estiverem frios. Aquecer azeite num tacho, juntar 3 dentes de alho picados e os grelos. Envolver bem. Reservar.
Num tacho aquecer uma boa quantidade de azeite com 2 dentes de alho e o louro. Assim que estiver bem quente, juntar a cebola. Se for necessário, acrescentar mais azeite, para cobrir a cebola. Deixar refogar em lume médio, até a cebola estar cozida.
Numa travessa de ir ao forno, colocar uma camada de batatas, depois de se lhes sacudir o sal, e dar um murro em cada uma.
Por cima, colocar cebolada, guardando algum azeite para cobrir a broa. Lascar o bacalhau por cima da cebolada e cobrir com os grelos. Finalmente, cobrir tudo com broa esfarelada. Deitar alguma azeite da cebolada em toda a superfície e levar ao forno até tostar.



14 comentários:

  1. Muito bom aspeto Luísa, ficou muito bem, bjokas

    ResponderEliminar
  2. MARAVILHOSO!!! Eu sempre fiz este prato e todos gostavam, cá em casa. Experimentei esta receita e teve a classificação unânime de excelente :) Parabéns à Luisa e obrigada por partilhar todas estas coisas boas. Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom, Laura. Nem imagina como fico contente por ver que gostam das minhas receitas

      Eliminar
  3. ai Luisa, adoro bacalhau com broa e a minha mãe faz um como ninguém! Não desfazendo a tua receita, mas comida de mãe é sempre a melhor :)

    ResponderEliminar
  4. está com óptimo aspecto! adoro bacalhau com broa feito desta forma!

    ResponderEliminar
  5. Boa noite!
    Mas que aspecto delicioso...ansiosa por experimentar!
    Só uma questão, estas quantidades que refere na receita são para 8 pessoas?! Isso era perfeito para os meus jantares de família...
    :)

    Ainda lhe devo uma visita...mas o trabalho tem-me ocupado a 200%! :(

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Olá Luísa, fiz a sua receita para a noite de Consoada e é muito boa! Costumávamos sempre comer o tradicional Bacalhau com todos, este ano finalmente resolvemos mudar e ficou ótimo, dentro do tradicional mas ainda mais saboroso. Acho que para o ano repetimos! Beijinho e bons cozinhados!

    ResponderEliminar
  7. Olá Luísa!
    Fiz hoje e estava.... DELICIOSO!

    Beijinhos

    ResponderEliminar