Tarte de lima

A tarte de lima é uma das receitas que mais vezes faço, a pedido dos meus clientes. É muito boa e fica linda, com a decoração que costumo fazer.
Esta é uma receita um bocadinho trabalhosa mas que vale cada segundo gasto a fazê-la, porque é deliciosa.
Para fazer a massa quebrada, usei a receita da Bimby, uma ajuda preciosa para estas coisas. Poupa-me imenso trabalho e evita que esperar que a massa tenha que ir ao frigorífico meia hora, como as receitas tradicionais. Esta, é fazer e usar de imediato.
Já fiz também com massa quebrada de compra, quando tenho mais pressa mas não é a mesma coisa.
Vou dar a receita da massa, com as quantidades da Bimby, mas usando o método tradicional, para quem não tenha o robot de cozinha.
Julgo que se tiverem qualquer outro robot de cozinha, conseguirão o mesmo resultado.




Ingredientes para a massa quebrada:

300g de farinha
130g de manteiga fria
70g de água
meia colher de chá de sal
meia colher de chá de açúcar

Fazer um monte com a farinha e adicionar os restantes ingredientes, misturando bem. Quando a faço na Bimby, fica logo pronta a estender. Feita à mão, terá que ser mais mexida e deverão ver se está na consistência ideal para se estender com a ajuda do rolo da massa, numa superfície enfarinhada. Caso contrário, envolvem em película aderente e levam ao frio meia hora. Depois, então, estendem a massa e cobrem uma tarteira, devidamente untada. Com a ajuda de uma faca aparam os bordos e com um garfo picam a massa.
Cobrem a massa com uma folha de papel vegetal e enchem com feijões secos ou pedrinhas, para que a massa não levante com a cozedura. Levam ao forno, previamente aquecido a 200º cerca de 20 minutos, Mal vejam que começa a ganhar alguma cor, retiram os feijões e o papel, deixam cozer mais 5 minutos e retiram do forno.
Baixam a temperatura para 170º

Entretanto, fazer o creme.

Ingredientes:
3 limas
4 ovos
1 lata de leite condensado

Separar as gemas das claras, Bater as gemas com o leite condensado e o sumo e raspa das limas até ficar um creme espesso. Bater as claras em castelo e incorporar com cuidado.
Colocar na base de massa e levar ao forno cerca de 15 minutos ou até prender.
Retirar e deixar arrefecer antes de decorar.

Decoração:

1 lima
100g de queijo mascarpone
100g de natas bem frescas
1 colher de sopa de açúcar

Bater as natas com o queijo e o açúcar até estar bem firme. Colocar num saco de pasteleiro, com o bico frisado e decorar toda a orla da tarte. Cortar rodelas de lima muito finas para decorar.
Servir bem fria.


9 comentários:

  1. Amei ;)

    http://santiroyalhome.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Nunca comi...mas não me importava nada de experimentar!

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Que linda, e deve ter um sabor fantástico.

    ResponderEliminar
  4. adoro o sabor da lima nas tartes, acho que fica delicioso. E sim, agora que tenho bimby concordo que é uma ajuda muito grande nestas pequenas coisas :)

    ResponderEliminar
  5. Olá, Luísa! Pensando nestas receitas coloridas, deixei-lhe um desafio no meu Facebook: https://www.facebook.com/quemrapaotacho. Ficarei muito contente se quiser participar!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Andava à procura de uma tarte de lima e deparei-me com esta delícia, vou levar comigo :)
    Gulosoqb

    ResponderEliminar