Bolo de bolacha e café

Desde os 5 anos que vivi com a minha avó materna. Maria Luisa, para a família do meu avô, ou Gita, para os seus irmãos e sobrinhos.
Para mim, em criança, era a "avó tia". Porque vivia connosco a minha prima Raquel, que a tratava por tia.
Já falei muitas vezes da minha avó e do quanto lhe devo, pelo amor que me deu. E por me incutir o gosto pela cozinha, por costurar, por bordar, artes estas que abandonei, com excepção da culinária. Daquilo que vejo dos meus trabalhos manuais, penso que optei pela actividade que melhor se adequa a mim.

Uma das recordações que guardo de infância, é a de ir à mercearia do Sr. Bernardo, que ainda existe, comprar bolachas Petit Beurre, que vinham em embalagens de papel pardo. Hoje em dia, já não vende Petit Beurre, nem usa pacotes de papel. Mas, continua de portas abertas, mesmo acima de minha casa.
Com essas bolachas amanteigadas, como o nome em francês sugere, fazia o bolo de bolacha e café. Nada de bolacha Maria, leite condensado ou outras variações, que tenho visto em muitas receitas. Só aquelas bolachas rectangulares, manteiga, açúcar, café e ovo.
Acho que foi das primeiras sobremesas que aprendi a fazer e ainda lucrei com isso, aquando criança, já que o meu tio Vasco me dava 20$00 por cada bolo que lhe fizesse. O meu destino estava, desde então, traçado. 
Este bolo recorda infância, sabe a festas de família, a momentos mágicos. Trago-vos aqui a minha receita, para que possam viajar no tempo.





Para fazer o bolo, tal como eu gosto, precisam de 4 embalagens de bolachas Petit Beurre. Normalmente, encontro-as no Continente e são da marca Leibniz ( acredito que haja de outra marca, mas não conheço ).
Temos, então, para um bolo grande:

4 embalagens de bolacha
200g de manteiga ( nada de margarinas )
200g de açúcar
2 ovos ( gemas separadas das claras )
1 chávena de café bem forte e frio

Começar por bater a manteiga com o açúcar e as gemas e bater muito bem, numa batedeira, até ficar um creme claro e espesso. 
Entretanto bater as claras em castelo bem firme e incorporar no creme de manteiga.
Para montar, embeber as bolachas no café e fazer um quadrado ou um rectângulo, com elas, num prato bonito. Cobrir com uma camada de creme e repetir a operação até finalizar com creme, com que se barra todo o bolo ( devem sobrar algumas bolachas ).
Esfarelar, com as mãos, as bolachas que sobraram e cobrir o bolo com as migalhas. Levar ao frio cerca de 4 horas e servir bem frio.



32 comentários:

  1. Luisa, acabei de fazer bolo de bolacha! Com bolacha retangular pois é tambem assim que eu gosto! E com creme de manteiga e café como manda a lei! O meu marido adora! E tenho hospedes, o bolo de bolacha é o preferido das visitas e por isso fiz um bem grande para satisfazer toda a gente! Adoro receitas que nos tragam recordaçoes! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. Depois mande-me fotografia, por favor

      Eliminar
    2. conheço a receita do bolo de bolacha ah mais de 40 anos.......

      Eliminar
  3. Parabéns minha querida , muito sucesso beijinhos

    ResponderEliminar
  4. É uma perdição!!! E eu que estou de dieta...
    Obrigada pela partilha.

    ResponderEliminar
  5. Adoro esse bolo e leva-me também à infância. O de manteiga é que é, não acho piada ao de chantilly. Nunca fiz com essas bolachas mas vou experimentar, faço com a bolacha Maria. Por cima salpico com amêndoas laminadas torradas. Muito bom. Bjinhos. Luísa B.

    ResponderEliminar
  6. Luísa, ainda não fiz mas estou muito curiosa pois o aspecto é delicioso. Tenho só uma dúvida,não se fica a sentir o areado do açúcar?
    Beijinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para não se sentir, deve bater muito bem, como digo na receita

      Eliminar
  7. Gosto imenso deste bolo, mas faço-o com o creme moka.
    Assim também deve ser delicioso !!

    ResponderEliminar
  8. A minha Avó fazia esta exata receita, e eu eu já fiz e é ma-ra-vi-lho-sa! Parabens por partilhar Luisa, é muito generoso da sua parte.
    Nota - Eu já comprei as bolachas petit-beurre no Jumbo/Auchan, marca propria, e não há muito tempo. Possivelmente ainda poderão encontrar lá.
    1 beijinho!
    Teresa Távora

    ResponderEliminar
  9. Bom dia,este bolo fica grande,dá para quantas pessoas,obrigada?
    Dani

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depende da fome, evidentemente :). Mas, dá para 12 pessoas, à vontade

      Eliminar
  10. Ola a todos alguem poderia me dizer.qual manteiga que usam?
    E que eu as vezes faço mas sempre me disseram que era com margarina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu nunca uso margarina. Uso sempre, e para todas as receitas, manteiga. A marca que uso é a manteiga dos Açores, do Continente

      Eliminar
  11. Luisa, qual a diferença no resultado final da receita, se usar a margarina?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vai saber a margarina. Eu não gosto do sabor, mas depende do gosto de cada um

      Eliminar
  12. Fiz o bolinho e apesar de saboroso ficou muito seco. O café deve estar frio ou morno?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O café tem que estar frio e as bolachas bem embebidas, senão fica seco

      Eliminar
  13. Este bolo tem muito bom aspecto.Nunca experimentei a receita que só leva manteiga porque acho que deve ser enjoativa.
    Esta receita e Enjoativa?
    Qual a manteiga que recomenda?

    Obrigada,Ana

    ResponderEliminar
  14. Esta receita é otima,e eu queria fazer este bolo so que pequeno que quantidade de ingredientes acomselharia? Agradecia que respondesse rapido pois quero fazer este bolo nesta mesma semana. Obrigada

    ResponderEliminar
  15. Fiz uma receita parecida mas não levava claras em castelo. Adoraram e perguntaram-me o que era o "crocante"! :)))) No entanto fiquei sempre cismada sobre a possibilidade de usaras claras e eis que encontro a receita! Mil obrigados. ( Começou mal: na foto parecia-me amêndoa torrada e lá fui eu ao Supermercado e só havia miolo com pele. Pelei, cortei e torrei e só agora li que é bolacha esmigalhada... Enfim, agora vou fazer o principal.)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, não expliquei, o "crocante" é o açúcar que não dissolveu :)

      Eliminar
  16. Esta é a melhor receita para fazer um delicioso bolo de bolacha...humhumhum

    ResponderEliminar
  17. Muitos parabéns! Fica delicioso, o meu marido adora, amanhã faz anos e o bolo de aniversário vai ser este. A manteiga em vez de margarina faz toda a diferença, depois de exprimentar com manteiga nunca mais vai usar margarida. Obrigada Beatriz

    ResponderEliminar
  18. A minha mãe também fazia o bolo de bolacha com bolachas Peit-Beurre e o salame de chocolate também.

    ResponderEliminar