Bolo sorvete

Aqui está um bolo lindo, que se destaca pela decoração feita com merengue. Eu usei corante alimentar, à venda em supermercados, para fazer as riscas cor-de-rosa, que dão um aspecto de Cornetto a este bolo.
A ideia de fazer merengues coloridos, veio de um livro que comprei em Itália, das Meringue Girls, que fazem coisas absolutamente maravilhosas. Elas usam corantes naturais e explicam, em vídeos, como podem usar a técnica de colorir o suspiro, num video, que podem ver aqui: http://www.meringuegirls.co.uk/video

A base do bolo é à vossa escolha, e a cor também. Divirtam-se a fazer este Bolo Sorvete.




Para o bolo:
200g de chocolate culinária
250g manteiga
6 ovos
1 colher de sopa de farinha com fermento

Aquecer o forno a 170º
Derreter o chocolate em lume brando e adicionar a manteiga derretida. Juntar este preparado a 6 gemas ligeiramente batidas. Adiciona-se a farinha e incorporam-se as claras batidas em castelo.
Untar uma forma redonda de 22cm e polvilhar com farinha. Deitar a massa na forma e levar ao forno cerca de 20/30 minutos ( até estar cozido). Retirar do forno e colocar numa rede para arrefecer.


Para o merengue:
4 claras
200g de açúcar
Corante alimentar q.b.

Numa taça de metal, colocar as claras e o açúcar. Levar ao lume em banho-maria, mexendo com uma vara de arames, até atingir 60º
Passar para a taça de uma batedeira e bater em velocidade alta até arrefecer um bocado e formar picos. No fim acrescentar 1 gota de corante e envolver grosseiramente com uma espátula.

Colocar um bico de saída redonda num saco de pasteleiro. Virar o saco para fora e pincelar tiras de corante, com a ajuda de um pincel. Encher com o merengue, guardando merengue para, de seguida, cobrir toda a superfície do bolo. Depois de estar coberto, decorá-lo com montinhos de merengue.

16 comentários:

  1. Muito bonito e deve ser bom. A foto é igual ou parecida com uma que publicou quando foi o aniversário da sua sobrinha
    Obrigada pela partilha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É a mesma foto. A partir de agora, vou colocar muitas receitas, aqui. Vocês merecem

      Eliminar
  2. Ficou um bolo muito vistoso,fica lindo em qualquer mesa de festa! parabéns,beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Gosto... Gosto... Gosto...
    Tenho mesmo de experimentar :-)
    Encantada ;-
    Bjs
    Carla
    Cromas da Cozinha

    ResponderEliminar
  4. lurdes.bsc@hotmail.com9 de novembro de 2015 às 22:48

    Lindo fresco apetitoso..

    ResponderEliminar
  5. Quando fizerem este bolo, mandem-me fotografias, para eu publicar na página

    ResponderEliminar
  6. Gente que delícia de receita!!! Deu água na boca... Hummmm...

    ResponderEliminar
  7. Continue a inspirar o amor de cozinhar para os outros!!! A comida e os afectos andam sempre de mãos dadas... Parabéns!

    ResponderEliminar