Descobri as beringelas muito tarde e nunca tinha provado até ter quase 30 anos. E, detestei! Não sabia a nada e tinha uma textura esponjosa que me dava arrepios.
No entanto, há uns 4 ou 5 anos comecei a experimentar formas novas de cozinhar este legume tão bonito e acabei por adorar.
Esta receita que vos trago hoje é um prato típico italiano que aprendi com a minha cunhada Claudia, que é napolitana, e cozinha divinamente. A diferença é que a Claudia as frita, como ensina a receita tradicional, e eu faço de uma forma mais saudável. Vamos lá ver se gostam.
4 beringelas grandes
3 latas de tomate aos cubos
2 mozarellas light
50g de queijo parmesão ralado na hora
Mangericão q.b
1 embalagem de mozarella ralada
1 cebola
1 dente de alho
Azeite q.b.
Sal q.b.
Comecei por cortar as beringelas às fatias longitudinais, sem as descascar. Usei uma mandolina, para ficarem todas com cerca de 0,5cm de espessura.
Laveia-as e coloquei-as num escorredor de legumes, salpicando-as de sal, para que fossem largando o líquido próprio. Coloquei o escorredor na banca, inclinado, para que escorresse mais facilmente. Isto durou cerca de 1,5hora.
Entretanto, fiz o molho de tomate:
Num tacho, coloquei a cebola picada e azeite. Quando a cebola começou a ficar mole, juntei o alho sem casca e partido a meio. Assim que começaram a ganhar cor, deitei o tomate passado pela varinha mágica, mas triturado grosseiramente. Temperei com sal e deixei cozer um lume brando cerca de 45 minutos.
Entretanto, numa sertã anti-aderente, grelhei as fatias de beringela, reservando-as num prato, assim que ganharam cor dos dois lados.
Aqueci o forno a 180º.
Numa travessa de ir ao forno, deitei um bocadinho do molho, para cobrir o fundo. Por cima, dispus as fatias de beringela grelhada, a sobreporem-se, como se fosse lasanha.
Deitei mais molho de tomate, cobrindo as beringelas. Por cima, coloquei fatias de mozarella cortadas, folhas de mangericão e polvilhei com queijo ralado. Repeti as operações até terminar com molho de tomate.Cobri com mozarella ralada e levei ao forno a gratinar.
Garanto-vos que é uma maravilha. Ando a sonhar com isto desde a semana passada.
Então é um sonho tornado realidade!!!
ResponderEliminarTem um aspeto delicioso!!!
:)
Beijinhos,
Mena.
Adoro esta receita. Tem mesmo que experimentar, Mena
Eliminar:) Já experimentei e é mesmo boa!!!
EliminarE depois acabei por fazer de outra maneira, que tb é boa!!!
Beijinhos
Maravilhoso!
ResponderEliminarBjos
Lena
Excelente, tem um aspecto super delicioso.
ResponderEliminarBeijinhos
Uma delícia, mesmo! Obrigada pela partilha, Luísa!
ResponderEliminarBeijinhos
Tão bom! vou experimentar a tua receita ;)
ResponderEliminarOptimo aspecto, vou experimentar! Obrigada pela partilha!
ResponderEliminarFicou mesmo com um aspecto divinal. Muito tentador, um dia vou experimentar. ;) Beijinho Luiza. ;)
ResponderEliminar