Tarte de cacau com amêndoas e pêras

O meu marido, que nunca foi muito guloso, tem mudado os seus gostos e ultimamente, no fim das refeições pergunta sempre, com o seu simpático sotaque italiano: "Há bolo?"
Hoje, quando cheguei a casa resolvi fazer-lhe uma surpresa com um bolo que não fosse demasiado doce e aproveitando a fruta que havia no cesto.
Fui vendo uns livros e lembrei-me de um bolo da minha guru, a Martha Stewart. Então, lancei mãos à obra, retirei uma parte do açúcar e das essências, para tornar a receita mais leve e o resultado é maravilhoso.
Para fazer a massa mais depressa usei um robot de cozinha, mas pode fazer-se à mão usando farinha de amêndoa em vez de amêndoas inteiras ( era o que tinha na despensa ).
Ingredientes:
140g de amêndoas sem casca
150g de açucar
120g de manteiga
3 ovos
40g de cacau
4 pêras
Sumo de limão

Aquecer o forno a 180º
Pulverizar no robot de cozinha, a amêndoa e o açucar até ficarem em pó. Juntar a manteiga, os ovos e o cacau e triturar para ficar uma massa homogénea.
Deitar na tarteira untada e cobrir a superfície com fatias de pêra salpicadas com limão, para não escurecerem.
Levar ao forno 15 minutos ou até a massa estar cozida.
Deixar arrefecer, pincelar a pêra com geleia aquecida e polvilhar com açúcar em pó.

Tarte de maçã merengada

Continuando com as tartes de maçã, resolvi ensinar-vos esta receita, que é uma delícia.
Tudo começou quando, há uns tempos atrás, a minha amiga Renata me encomendou uma tarte de maçã merengada. Nunca tinha comido tal, nem feito, obviamente. Mas, como não sou de baixar os braços, pesquisei e misturando várias receitas, criei a minha, que adoro.

Comecemos por fazer a massa, que tem que repousar, dando-nos tempo para irmos preparando o recheio.
Massa:
250g farinha
50g açúcar
130g manteiga fria
1 ovo

Colocamos a farinha numa taça, fazemos uma cova e deitamos o ovo, o açúcar e a manteiga aos cubinhos, misturando com os dedos até ter uma massa homogénea. Fazemos uma bola, embrulhamos em película e levamos ao frigorífico cerca de 30 minutos.
Ao fim deste tempo, retiramos a película e estendemos com o rolo da massa, cobrindo uma tarteira devidamente untada. Picamos a massa com um garfo.
Levamos ao forno previamente aquecido a 200º, cerca de 15 minutos ou até a massa estar dourada. Tirarmos do forno e deixamos arrefecer.
Entretanto, vamos fazendo o Puré:

1 Kg de maçã reineta
100g de açucar
Sumo de limão.

Levamos as maçãs descarcadas e partidas em pedaços a cozer num tacho, sem água, em lume muito brando. Quando estiverem cozidas, acrescentamos o açúcar e algumas gotas de sumo de limão. Passamos pela varinha mágica e deixamos arrefecer completamente.

Assim que a base e o puré estiverem frios, aquecemos o forno a 160º e começamos a preparar o merengue. Usem uma boa batedeira para que fique bem firme, caso contrário não faz o efeito crocante que queremos.

Merengue:
3 claras 
150g de açucar

Pomos as claras a bater a uma velocidade média. Assim que começarem a fazer espuma, acrescentamos o açucar, colher a colher e deixamos bater muito, muito bem, na velocidade máxima, até ficarem brancas e brilhantes. Transferimos as claras para um saco de pasteleiro de bico frisado.
Recheamos a base com o puré de maçã e cobrimos com o merengue, passado pelo saco de pasteleiro.

Levamos ao forno até alourar. Desligamos o forno e deixamos arrefecer um bocadinho lá dentro. É uma maravilha!


Tarte folhada de maçã

Quando era pequena costumava ir passar férias à quinta dos meus avós. Eles viviam em Lisboa, mas no Verão íamos sempre passar uns dias a Guimarães, onde eles tinham uma quinta maravilhosa. Passei lá alguns dos melhores momentos da minha vida.
Das melhores recordações que tenho era a de chegarmos lá e a Rosa, a empregada dos meus avós ter preparado o nosso almoço favorito: Sopa de couve com feijão vermelho, arroz de cabidela, leite creme e a sua maravilhosa tarte de maçã.
Apesar de não ter olfacto e não usar balança, a Rosa era uma cozinheira esplêndida. 
Um dia resolvi pedir-lhe a receita da tarte de maçã e foi uma complicação porque ela não sabia dizer as quantidades exactas. Quando regressei a casa, tive que pedir ajuda à minha avó Luisa e juntas, fizemos várias experiências até conseguirmos chegar à receita que hoje partilho convosco.
Ingredientes:

4 ou 5 maçãs vermelhas
1 embalagem de massa folhada
50g de farinha
150g de açucar
3 ovos
1 chávena de leite

Ligar o forno a 200º

Cortar as maçãs, com casca, em fatias fininhas. Untar uma tarteira e forrar com a massa folhada. Cobrir com as maçãs, sobrepondo-as e deixando a parte da casca visivel.
Para fazer o creme, colocar os restantes ingredientes num copo e passar com a varinha mágica.
Colocar o creme por cima das maçãs e levar ao forno até estar douradinha. Não há sobremesa mais fácil!