Quando era pequena costumava ir passar férias à quinta dos meus avós. Eles viviam em Lisboa, mas no Verão íamos sempre passar uns dias a Guimarães, onde eles tinham uma quinta maravilhosa. Passei lá alguns dos melhores momentos da minha vida.
Das melhores recordações que tenho era a de chegarmos lá e a Rosa, a empregada dos meus avós ter preparado o nosso almoço favorito: Sopa de couve com feijão vermelho, arroz de cabidela, leite creme e a sua maravilhosa tarte de maçã.
Apesar de não ter olfacto e não usar balança, a Rosa era uma cozinheira esplêndida.
Um dia resolvi pedir-lhe a receita da tarte de maçã e foi uma complicação porque ela não sabia dizer as quantidades exactas. Quando regressei a casa, tive que pedir ajuda à minha avó Luisa e juntas, fizemos várias experiências até conseguirmos chegar à receita que hoje partilho convosco.
4 ou 5 maçãs vermelhas
1 embalagem de massa folhada
50g de farinha
150g de açucar
3 ovos
1 chávena de leite
Ligar o forno a 200º
Cortar as maçãs, com casca, em fatias fininhas. Untar uma tarteira e forrar com a massa folhada. Cobrir com as maçãs, sobrepondo-as e deixando a parte da casca visivel.
Para fazer o creme, colocar os restantes ingredientes num copo e passar com a varinha mágica.Colocar o creme por cima das maçãs e levar ao forno até estar douradinha. Não há sobremesa mais fácil!
Uma tarte facil e deliciosa.
ResponderEliminarEsta com optimo aspecto.
Beijinhos
Susana, eu só sei fazer receitas fáceis. Esta é mesmo boa.
EliminarAgora lembraste-me a casa da minha avó, onde havia muitas vezes sopa de couve com feijão vermelho (e a minha avó guardava a folhas mais verdes para mim), ao domingo o arroz de cabidela era quase uma tradição e claro, o leite creme, que ela fazia numa tacinha à parte para mim pois sou a única que não gosta dele torrado :)
ResponderEliminarA tarte de maçã não era um sobremesa típica da casa dela, mas fazia um flognard de maçã que era de comer e chorar pois mais!
Saudades da minha avó...
Bom dia Luísa ( permita que a trate assim ) eu não sou particularmente habilidosa a fazer bolos, raramente me saem bem, mas desde que a "descobri" ando com uma vontade louca de experimentar, e vai ser mesmo com esta fabulosa e aparentemente fácil tarde de maçã :) Depois conto se ficou bem. Muito obrigada pela partilha de tão deliciosas receitas. Tenha uma linda e doce semana.
ResponderEliminarErcilia, já experimentou? Fiquei curiosa em saber o resultado
EliminarBom dia Luísa, não, ainda não só no fds. Mas se ficar bem :) coloco aqui a foto. ehehhehheh.
EliminarSimples e deliciosa certamente!!!
ResponderEliminarSó falta a bola de gelado para gulodice!!! :)
Beijinho,
Mena.
Os sabores da infância são os melhores, pois guardam boas memórias,
ResponderEliminara tua tarte ficou perfeita... essas fatias fininhas devem ter uma trabalheira ;)
Ana, faz-se em 5 minutos. Experimenta
EliminarPodem ser maças verdes, golden? :)
ResponderEliminarPodem sim, mas não fazem este efeito colorido
EliminarHum... parece mesmo MARAVILHOSA... óptima para a festinha de aniversário das crianças.
ResponderEliminarBeijo e obrigada
Cláudia
É muito fácil de fazer e fica muito boa
EliminarFicou linda! Tarte de maçã é das minhas preferidas, esta parece bem fácil e se tem um lugar especial no coração ainda melhor deve saber! :)
ResponderEliminarOlá
ResponderEliminarQue aspeto delicioso :-)
Vem ver o concurso que está a decorrer no meu blog (a receita já pode ter sido publicada)
http://www.pratocaseiro.blogspot.pt/2013/09/parceria-ramiro-leao-e-um-passatempo.html
Beijinhos
http://www.pratocaseiro.blogspot.pt/
Olá Luísa!Parabéns pelo blog!!venho cá todos os dias e adoro!!Adorava fazer um dos seus workshops, mas infelizmente a distância não me permite!
ResponderEliminarHoje fiz esta tarte de maçã!!ficou optima!!e super fácil e rápida de fazer!!só lhe acrescentei canela porque aqui em casa todos gostamos muito!!
Olá Luísa, o prometido é devido, fiz a tarte de maçã, ficou óptima. Queria colocar aqui as fotos, mas não sei como se faz.
ResponderEliminarObrigada a todas, que experimentaram esta receita. Continuem a vir aqui
ResponderEliminarOlá boa noite Luisa,
ResponderEliminarEsta receita é simplesmente magnifica, pratica de se fazer e muito muito deliciosa. Fiz hoje e cá em casa todos nós adoramos.
Um muito obrigada, por partilhar os seus segredos culinários.
Ola Luísa ,
ResponderEliminarAcabei de colocar no forno a tarde, está a ficar com ótimo aspeto !
Super fácil de fazer.....está quase pronta para a sobremesa! Vou deliciar-me ! Obrigada e boa noite!
Não gostei da base... Fica tipo rolo de carne e esfarela-se toda. Não há possibilidade de fazer a mesma receita mas com outra massa?
ResponderEliminarOla ... ja fiz algumas tartes de maca e vou experimnetar esta ... mas em vez da massa folhada, vou fazer com massa quebrada ... fiz uma de maca e queijo mascarpone c essa massa que ficou maravilhosa ... depois digo como ficou! Beijinhos doces para todos! :)
ResponderEliminarOlá Luisa, cheguei aqui por acaso e gostei bastante do que vi. Tens um blogue muito completo e diversificado. Parabéns. Fiz esta tarte que adoramos cá em casa, depois coloco no meu blogue.
ResponderEliminarObrigada. :)
Beijinhos
Olá Luisa, a tua receita esta otima, mas desculpa vou tentar fazer uma igual ou parecida, estou coriosa mas vou colocar mais uma coisinha que é canela para ver o efeito depois digo-te como ficou,
ResponderEliminardoces beijinhos Margarida
Ola , experimentei fazer hoje e o creme esta muito liquido. Ou so engrossa depois de frio? Se for o caso tem de engrossar muito o meu :(
ResponderEliminarexperimentei esta receita e ficou deliciosa... Juntei um pouco de amêndoas raladas à massa e polvilhei com canela e amêndoa. A repetir, muitas vezes.
ResponderEliminarLinda a sua tarte de maçã. Achei muito interessante deixar a pele à maçã, ficou com um acabamento bem bonito.
ResponderEliminarUm abraço
www.pecadosnoprato.com
Linda a sua tarte de maçã. Achei muito interessante deixar a pele à maçã, ficou com um acabamento bem bonito.
ResponderEliminarUm abraço
www.pecadosnoprato.com
Olá. Boa tarde. Diga me sff a chávena é das pequenas de café ou de galão??
ResponderEliminarFiz esta receita e estava com medo que nao me sai-se bem, mas... Correu muito bem, ficou excelente massa estaladiça e o recheio do melhor que provei numa tarte de maça... Obrigado por esta receita... �� 5⭐
ResponderEliminarOlá Luísa! Fiz esta receita hoje, que encontrei por acaso numa busca de receitas por ingredientes existentes no frio!
ResponderEliminarTb acrescentei canela e uma vagem de baunilha; mas achei o creme muito líquido. Acho que usei uma chávena clássica (1 cujo - 240 ml) de leite e devia ter usado menos! O cheiro que vem do forno é divinal e dobrei a massa nas pontas, tipo galette. Espero que fique boa :)) obrigada pela partilha!
Tempo medio de cozedura??
ResponderEliminarFiz a receita com pêssegos e ficou deliciosa. Obrigada pela partilha
ResponderEliminarAgradou-me bastante Vou fazer
ResponderEliminarGostei do seu blogue
Beijinhos
Olá.
ResponderEliminarDesde que descobri esta tarte que é a minha sobremesa de eleição..fácil de fazer e mto boa. Bjs