Bolo de mirtilos da Matilde

Hoje conheci uma menina pequenina. Moreninha e muito redondinha. Como um mirtilo. E lembrei-me logo de dar o seu nome ao bolo que fiz ontem.
Há uns dias atrás comprei imensos mirtilos a um amigo, que tem uma quinta e produz alguns legumes e frutos biológicos. Olhei para eles, lindos, enormes e doces e pensei: o que vou fazer convosco?
Perguntei na página e recebi dezenas de sugestões. Resolvi seguir algumas e fiz um doce de mirtilos, tal como faço o doce de framboesa.


Depois de ter o doce feito, resolvi fazer um bolo de laranja, que ligasse bem com o doce de mirtilos. Não sei porque achei que estes dois sabores funcionavam bem mas, garanto-vos que é um casamento excelente.
Dupliquei e receita, para fazer 2 bolos iguais e usei uma receita que sempre se usou aqui em casa:

Ingredientes para um bolo:

150g manteiga
150g açúcar
Raspa e sumo de 1 laranja
3 ovos
150g de farinha com fermento

Como se faz:

Aquecer o forno a 175º
Bater a manteiga com o açúcar até ficar um cremes esbranquiçado. Acrescentar a raspa e sumo da laranja e adicionar os ovos um a um, batendo bem entre cada adição.
Peneirar a farinha e envolver com cuidado.
Deitar numa forma untada e com o fundo forrado com papel vegetal e levar ao forno até cozer. Retirar do forno e deixar arrefecer numa grade.

Depois de frios, colocar um bolo num prato, cobrir bem com doce de mirtilo e colocar o outro bolo, deixando a parte mais lisa para cima.
Cobrir o bolo todo com chantilly e decorar com mirtilos.
O bolo fica uma delicia e muito bonito.


17 comentários:

  1. UAU!!! adorei, Luisa! Que maravilha e juro-te que agora devorava uma fatia... esses mirtilos estão com um aspecto! yamiii <3

    ResponderEliminar
  2. Adoro mirtilos!!!! Vou fazer a tua receita em breve...baci

    ResponderEliminar
  3. Ficou com um aspecto delicioso! Maravilha Luisa ;)

    ResponderEliminar
  4. o único problema dos bolos para o dia de hoje é que é preciso ligar o forno... mas como tenho mirtilos que congelei, vou esperar por dias mais frescos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ondina, nem imagina a temperatura da minha cozinha. Um inferno

      Eliminar
  5. Parabéns como sempre tudo muito muito bom :)

    ResponderEliminar
  6. Essa associação deve de facto ser uma maravilha! Tenho dificuldade em encontrar mirtilos nacionais à venda em Lisboa e gostava tanto de experimentar umas receitas com eles. O bolo ficou lindo!

    ResponderEliminar
  7. Que maravilha Luisa!!
    Eu adoro mirtilos :) e costumo fazer um pão doce de laranja e mirtilo por isso sei bem que a combinação resulta.
    Ficou lindo o bolo!! Um beijinho.

    ResponderEliminar
  8. o que eu adoro mirtilos!
    o bolo para além de lindo deve ser uma verdadeira delícia :)
    parabéns pelo blogue querida :) beijinhos**

    ResponderEliminar
  9. Boa Noite Luisa! Alguma dica para bater natas em chantilly e que fiquem duras, já comprei varias marcas e nunca consigo que fiquem bem :(. Se me poder ajudar obrigada

    ResponderEliminar
  10. Esses mírtilos são dos selvagens? Na minha zona agora há muitos (penso que são mirtilos bravos) mas como não tenho a certeza se são mirtilos e comestíveis não os tenho comido. Alguém os conhece e me pode esclarecer?

    ResponderEliminar