Bola de frango e queijo

No final das minhas férias, vi que tinha no congelador 2 frangos e que tinha que os comer, senão estragavam-se. Como ia fazer a viagem de regresso a casa, pensei em fazer qualquer coisa sem molhos, que aguentasse bem o tempo na estrada e que desse para petiscar no caso de a fome apertar. Lembrei-me então de fazer 2 bolas de frango, aproveitando uma delas para servir de presente a uns amigos a casa de quem ía jantar.
Esta receita é excelente para aproveitamento de sobras, para entrada ou mesmo para um refeição, acompanhada de uma salada. Ainda por cima, não precisa de balança e é super fácil de fazer.

Ingredientes:

Frango assado:
1 frango
1 lima
sal q.b.
azeite q.b

Aquecer o forno a 180º. Começar por assar o frango: colocá-lo numa assadeira e inserir na abertura uma lima furada com o bico de uma faca. Temperar com sal e um fio de azeite e levar ao forno até estar bem assado e dourado. 

Deixar o frango arrefecer e desfiar, reservando enquanto faz a massa.

Massa:
4 ovos
2 chávenas almoçadeiras de farinha com fermento
1 chávena almoçadeira de leite
100g de queijo da Ilha ralado ( ou outro queijo curado )
1/2 chávena almoçadeira de azeite
sal q.b.
Pão ralado q.b.

Começar por bater os ovos com o leite e o azeite. Numa taça colocar a farinha e o sal e acrescentar a mistura de leite, mexendo apenas para ligar os elementos. Acrescentar o frango e o queijo e envolver bem.
Untar uma forma com óleo e polvilhar com pão ralado. Deitar o preparado na forma e levar ao forno até estar dourada e bem cozida.

Bom apetite!

8 comentários:

  1. Já levei. Adoro este tipo de comidas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Luisa,

    O meu marido não gosta de queijo. Acha que serei bem sucedida se substituir o queijo por outro ingrediente? O que sugere.

    Aprecio bastante o seu trabalho. Obrigada por o partilhar connosco.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Didiana, eu pus o queijo para dar um bocadinho mais de sabor, já que o frango tem um sabor muito leve. Pode colocar chouriço, por exemplo

    ResponderEliminar
  4. já fiquei de olho na receita. gostei muito!
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  5. Gosto muito de bolas. A minha avó era especialista e tenho pena que ela não tivesse deixado escrita a receita que sempre tinha na cabeça :(

    ResponderEliminar
  6. Adoro bolas. E sempre me sobra frango... ninguém quer a parte mais seca dele. Uma óptima ideia para que a comam disfarçada :-)
    Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Coloque azeitonas ou chouriço e vai ver que ainda a comem mais depressa

      Eliminar