Mexidos da minha avó

E aqui está mais uma receita roubada dos cadernos da minha avó. Que pena que eu tenho que ela, com 94 anos, já não cozinhe. Lembro-me tão bem do Natal em nossa casa ( vivi com a minha avó desde os 6 anos ).
Na sala de jantar abria-se a mesa, que levava a minha familia inteira, acendia-se a lareira e a cozinha enchia-se de vapor de cozer o bacalhau. Em cada lugar colocavam-se os presentes e era uma loucura, antes da refeição, ver o que cada familiar nos tinha oferecido. Só os presentes que os meus avós nos davam é que vinham mais tarde quando tocavam à campainha e aparecia o Pai Natal. Que saudades que eu tenho.
Mas, há imensas recordações que eu tenho e que gosto de partilhar aqui, nesta minha espécie de caderno de receitas e de memórias.
Uma das coisas que mais gostava na consoada era a canja, de arroz ou massa, conforme o gosto, servida em tacinhas individuais com a forma de galinha, que agora são minhas.
A seguir vinha o bacalhau cozido, com molho fervido e, no fim, as sobremesas que a minha avó fazia como ninguém. Os sonhos, receita da sua mãe e que ainda hoje eu faço, os bolinhos de bolina, as filhoses e os mexidos, os meus favorito. Deixo-vos aqui a receita que, ainda hoje, faço para a ceia de Natal.

Ingredientes: 

250g açúcar
125g água
4 fatias de pão de forma
Leite para embeber o pão
70g de amêndoa moída
55g de sultanas
5 gemas
Amêndoa torrada laminada q.b.


Partir o pão de forma em pedaços e embeber em leite. Levar o açúcar e a água ao lume até fazer ponto pérola. Escorrer o pão, deitar na calda e voltar a levar ao lume, fervendo 5 minutos. Adiciona-se então a amêndoa  e as sultanas e leva-se ao lume só para levantar fervura. Fora do lume, juntam-se as gemas e volta ao lume para engrossar. Deitar numa taça e polvilhar com canela ou amêndoa laminada torrada.


14 comentários:

  1. Olá Luísa, parabéns o seu blog é fantástico.
    As receitas aqui colocadas são preciosas!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Que bom que a tua avó ainda está presente, e com uma bonita idade. No meu caso restam mesmo as lembranças (tantas vezes memórias olfactivas e/ou gustativas). Mas as receitas dela ainda se repetem, pelas mãos das netas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é muito importante, Joana. Manter as tradições e as memórias

      Eliminar
  3. Uma cunhada minha, de Guimarães, costuma fazer sempre mexidos, maioritáriamente com pinhões, e são uma delícia! Estes teus também devem ser muito bons! Adorei as tacinhas/galinhas! São lindas!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu conheço umas 3 ou 4 receitas de mexidos. Estes são os mexidos ricos porque levam gemas mas não levam Vinho do Porto, mel ou pinhões. Adoro isto :)

      Eliminar
  4. Muito obrigada pela partilha Luisa!
    Adoro a autenticidade das suas receitas.
    Há uns anos fiz mexidos mas não agradaram muito, procurava uma receita mais ao nosso gosto.
    Este ano a sua não escapa :)
    Bom Natal!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta é muito simples. Espero que goste

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    3. Partilho a minha experiência desta receita que adorei!
      Como imaginava ficou excelente. Obrigada!
      http://bastacheio.blogspot.pt/2013/12/comer-mexidos-moda-da-avo-da-luisa.html

      Eliminar
  5. Olá Luísa,

    antes de mais PARABÈNS..por tudo o que faz :D

    Quanto aos mexidos...a minha mãe faz com Vinho do Porto, mel, pinhões, nozes...etc.. são o meu doce de Natal preferido, isto não quer dizer que os seus não tenham bom aspecto :)

    FELIZ NATAL :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há várias receitas de mexidos, ou formigos. Esta é um delas

      Eliminar
  6. Não conhecia os Mexidos. Não são tradição aqui nos Açores, mas a variedade de costumes é que nos enriquece e nos identifica. Gostei do texto com doces memórias apensas a esta receita de outros tempos.
    Um abraço e um ano novo pleno de felicidade!
    Patrícia

    ResponderEliminar