Ao iniciar esta rubrica pretendo esclarecer algumas dúvidas que muitas pessoas têm e me vão colocando. Como não sou chef nem tenho curso de cozinha, aquilo que explicarei aqui são apenas a forma como eu costumo fazer as coisas e cujos resultados me agradam. Se alguém souber fazer de uma maneira mais correcta, ficava muito agradecida se me explicasse, uma vez que estou sempre a aprender e adoro conhecer diferentes formas de cozinhar. Com a experiência, muitos dos "truques" que uso na cozinha vão evoluindo. À medida que se vai ganhando confiança e experiência, vemos que existem formas mais eficazes de atingir o mesmo objectivo.
Não tenho qualquer pretensão que esta rubrica se torne numa espécie de escola de cozinha. Como já disse, são apenas esclarecimentos de dúvidas, atalhos para se chegar a um objectivo, para que quando se depararem com uma receita, a saibam fazer, sem medo.
A primeira coisa que gostava de ensinar e porque já mo pediram várias vezes, é como arranjar espargos frescos.
Passo 1: Lavá-los
Passo 2: Pegar no espargo e dobrá-lo até que parta, deitando fora a base que se se solta. Esta é a parte do
espargo que já não está boa para se comer.
Passo 3: Com um descascador de batatas, e com cuidado, retirar a parte de fora, não tocando na ponta de cima. Fazer isso com todos os espargos.
Passo 4: Levar a cozer em água a ferver temperada com sal, cerca de 5 minutos ou até estarem cozidos ( mas não demais). Eu costumo escolher um espargo e, para ter a certeza que está no ponto, retiro-o e corto um pedacinho da base, provando-o. Se estiver fibroso, volto a meter no tacho.
Mal estejam cozidos, retirar com uma escumadeira e deitar numa taça com água fria e cubos de gelo, para travar a cozedura.
Servir com o molho da vossa preferência: manteiga derretida, maionese, holandês, etc...