Frango assado com crosta de citrinos

Esta semana vi uma receita com muito bom aspecto, numa revista italiana. Resolvi fazê-la, adaptando-a ao meu paladar, já que queria um sabor mais suave do que aquele que era sugerido.
Tinha ainda um saco de tângeras e resolvi fazer a crosta à base deste fruto delicioso. E, finalmente, usei as cenouras pretas que tinha trazido de Itália e que se revelaram melhores, em sabor, do que as cor-de-laranja )

Ingredientes:
1 frango
3 tangeras
1 limão
1 pedaço de gengibre fresco
1 cebola pequena
3 dentes de alho
sal grosso q.b.
Legumes à escolha ( eu usei cenouras, cenouras pretas, alho francês, cebolas cortadas em gomos )
1 fio de azeite

Aquecer o forno a 180º
Num robot de cozinha, triturar as cascas das tangeras e do limão cortadas com descascador de batatas, a cebola, o sal, os alhos e o pedaço de gengibre descascado. Inserir uma das tangeras sem casca no frango, barrá-lo com as pasta de citrinos e atar-lhe as patas com fio de cozinha.
Colocar o frango numa assadeira, dispor à volta os legumes escolhidos lavados e cortados em pedaços grandes e deitar-lhes algum sal refinado. Deitar um fio de azeite e o sumo das restantes tangeras no frango e nos legumes.
Tapar o tabuleiro com papel de alumínio e levá-lo ao forno durante 45 minutos. Ao fim desse tempo, retirar o papel, deitar algum  molho que se libertou por cima do frango e deitar assar cerca de 20/30 minutos mais, para acabar de cozer e a crosta ganhar uma cor tostadinha. Servi acompanhado de puré de batata doce e ficou óptimo.

8 comentários:

  1. Ai Luiza,estou a repetir-me,esse frango é espetacular e essas cenouras não me dão paz :) não há maneira de as encontrar por aqui?...vou pra Italia.
    bjns

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Violeta, disseram-me que já viram no Pingo Doce. Tenho um amigo que vai agora começar a produção de legumes diferentes dos habituais. Depois, mal ele tenha legumes crescidos, aviso-te. Entretanto, se vais a Itália, podes tentar encontrar estas. Comprei no supermercado Esselunga

      Eliminar
  2. Ainda bem que as assaste, acho que ficam deliciosas. E sim, são mais saborosas do que as laranja, pena serem raras de encontrar, pelo menos por cá :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Achei que eram menos doces. As laranjas dão um toque muito doce ao prato. As pretas eram uma delícia

      Eliminar
  3. que bom aspecto que tem esse frango... acho que vai ser o meu jantar nos próximos dias.. :)

    beijinhos
    Mafalda

    http://masterchefdealgibeira.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Que aspecto maravilhoso, Luisa! Deve estar uma delicia!
    Beijinhos

    ResponderEliminar